O que é que os nossos jovens sabem sobre as Especialidades? Desta vez foi a III Secção que aceitou o desafio e respondeu algumas questões.

Francisco Antão, é Pioneiro no agrupamento 577, de São José, da região de Viseu.

Sabes o que é uma especialidade?
Sim.

Já tinhas alguma competência/especialidade?
Competências de Andarilho, Sinaleiro e Nadador.

Qual é a especialidade que gostarias de ter?
Dentro do grupo céu/mar/ar/água a especialidade Astrónomo é para mim de grande interesse, primeiro porque a orientação pelas estrelas é algo fundamental para um escuteiro e segundo porque observar e compreender o céu é para mim algo de fascinante.

Que especialidade gostarias que existisse?
Falando mais concretamente do aspeto físico as especialidades não revelam um grande leque de modalidades, e por esse motivo, gostaria que existisse a especialidade de Corredor.

Já conheces o novo sistema de especialidades?
Sim. Através da minha equipa de animação e da revista “Flor de Lis” de Julho 2014.

Se sim, qual a tua opinião em relação ao mesmo?
Na minha opinião, as competências apresentavam algumas necessidades de atualizações, como a competência de Informático, algo que as novas especialidades poderão corrigir por se adaptarem mais à atualidade. Por outro lado, as novas especialidades fornecem novas áreas de desenvolvimento permitindo um crescimento mais completo.

Achas que será mais fácil ou mais difícil obter uma especialidade?
Ao aparecerem novas áreas e especificando outras, a obtenção de uma especialidade permitirá um maior aprofundamento de conhecimentos. Podendo ser mais trabalhosa a aquisição de uma especialidade, já que os critérios são adaptados a essa mesma especialidade e não comuns a outra, a sua realização poderá ser mais motivante devido à grande especificidade dos mesmos.

Texto de: Equipa Nacional do Programa Educativo. Imagem de: CNE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

“Xico Maia”, partiu o nosso contador de histórias

Francisco Maia, carinhosamente conhecido como “Xico Maia”, partiu hoje para o eterno acampamento. Foi uma figura central no desenvolvimento do Corpo Nacional de Escutas (CNE) em Portugal. A sua dedicação ao Escutismo Católico Português é amplamente reconhecida e será sempre recordado como um exímio contador de histórias.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade