O Campo de Atividades Escutistas, em Gondifelos, recebeu entre os dias 1 e 6 de Agosto o ACANUC de Famalicão, com o lema “Ser Escuteiro”. Esta atividade juntou 1800 escuteiros, o que se traduziu em 50% do efetivo deste núcleo, distribuídos por 44 agrupamentos.
A Eucaristia, ponto alto do ACANUC, contou com a presença de Emídio Guerreiro, Secretário de Estado da Juventude, Paulo Cunha, Presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão, Norberto Correia, Chefe Nacional do CNE e o Arcebispo Primaz D. Jorge, que frisaram o excelente trabalho realizado pela equipa de organização do ACANUC.
A Secretaria Internacional (SI) também se associou a esta iniciativa e esteve presente com material explicativo da dimensão internacional do CNE. Todos os escuteiros presentes na atividade tiveram a oportunidade de conhecer a dimensão da sua associação e quais as atividades e projetos desenvolvidos pela SI. Para contribuir positivamente com esta presença, a Secretaria Internacional enquadrou um sistema de jogo, em que todos os escuteiros teriam que passar pelo stand para receberem uma anilha. Entre muita curiosidade e admiração sobre todos os pontos que englobam uma atividade internacional, todas as secções conheceram um pouco mais do que poderão disfrutar em atividades futuras.
A equipa da SI destaca a importância de realizar este tipo de dinâmicas que favorecem o conhecimento de todos os escuteiros da associação. A próxima iniciativa preparada destina-se ao ACAREG de Viana do Castelo, que se realizará em Darque.
Texto de: José Salgado. Fotografia de: Hugo Santos.