O Museu de Artes de Sintra foi o local escolhido a 15 de Abril para a comemoração do vigésimo aniversário do Núcleo Serra da Lua, que contou com a participação de mais de 150 escuteiros, entre eles a convite do chefe de núcleo, Nuno Silva, o vice presidente da Câmara Municipal de Sintra, Rui Pereira, o chefe nacional, Norberto Correia, e o chefe regional de Lisboa, João Carvalhosa.
Nunca desistam dos vossos sonhos foi a mensagem comum transmitida pelos dois oradores da noite: Ricardo Diniz, navegador solitário, e Miguel Aboim, escritor e investigador.
Ricardo Diniz teve a oportunidade de contar à plateia as histórias mais marcantes do seu percurso profissional, desde a sua viagem para homenagear a seleção portuguesa que participou no Mundial 2004 no Brasil, à viagem que consolidou laços entre Portugal e Inglaterra, que culminou com a entrega de uma garrafa de vinho do Porto à Rainha de Inglaterra, Isabel II, em comemoração do seu 80º aniversário e os 250º aniversário do nascimento do vinho do Porto.
Por sua vez, Miguel Aboim, conhecido como o Caminheiro de Sintra, partilhou um pouco do seu trabalho como historiador. O público ouviu atentamente lendas e histórias da Serra de Sintra, os seus mistérios e como foram erguidos os seus monumentos, que fazem deste local um espaço místico, considerado património mundial pela UNESCO, em 1995.
A noite culminou com um momento simbólico de entrega de condecorações a vários dirigentes, que se destacaram ao longo dos vinte anos de existência do núcleo Serra da Lua.
Para terminar, todos os presentes cantaram os parabéns ao núcleo aniversariante, um momento que foi organizado por Pedro Almeida, escuteiro e chef de cozinha.
Texto e fotografia de: Cláudia Baptista Martins.