Um grupo de 28 jovens caminheiros juntou-se no Ski Parque em prol do divertimento e da vontade de servir. Tudo começou com grande agitação, vontade de vingar e de mostrar serviço. A chegada dos primeiros participantes foi aguardada com entusiasmo, e a pouco e pouco lá foram chegando. A noite depressa nos envolveu e o espírito de amizade e entreajuda depressa se revelou; apesar do frio que se fazia sentir no exterior, cada um se sentiu mais quente por dentro pela partilha de emoções e experiências.
O grande dia cedo começou, fomos presenteados com um sol radiante. A vontade de servir e de marcar a diferença falou mais alto, e o grupo de 28 jovens rapidamente se dividiu em quatro grupos e deitou mãos à obra… A área destinada à limpeza possuía cerca de 30000 m2, e como não existe limite para qualquer caminheiro, a limpeza estendeu-se a todo o parque onde nos encontrávamos acampados. A tarde foi passada em harmonia com a natureza e aproveitando tudo o que de melhor ela tem para oferecer. Para que cada elemento pudesse por à prova os seus limites e os poder enfrentar, a Equipa Fénix propôs uma tarde de desportos radicais integrados na mística escutista. As actividades realizadas foram ski, tiro ao arco, zarabatana, escalada, rapel e travessia de ponte em cordas. Apesar de serem desportos individuais, contribuíram para fomentar o espírito de equipa, tão importante no nosso movimento.
Com o cair da noite, surge ao escuteiro uma vontade de partilhar com os seus irmãos de campo todas as alegrias e conquistas do dia. Assim nos reunimos em Fogo de Conselho para juntos partilharmos um pouco da vivência escuta. Os momentos foram surgindo e num ápice chegámos ao momento mais importante da jornada, a reflexão, partilha e ganho que cada escuteiro impõe em si mesmo. Iluminados pela chama da verdade, símbolo do caminheirismo, da partida e da sabedoria, cada um de nós se sentiu mais disposto a honrar o compromisso ao qual se propôs no acto da sua promessa. Tendo este dia contribuído para chegar mais perto da descoberta do homem novo. A noite velozmente se transformou em dia e esse dia em mais um momento de partilha de vivências.
Aproveitámos a manhã para fazer um balanço da actividade que em termos gerais se mostrou bastante positiva, todos demonstraram interesse na actividade e contentamento pela forma como se desenrolou. O encerramento da actividade foi feito no final da avaliação com a entrega de lembranças e distintivo. E porque o caminheiro também precisa de se alimentar para enfrentar a carga da caminhada a actividade encerrou com o almoço convívio.
A Equipa Fénix quer demonstrar o seu agradecimento a todas as pessoas que contribuíram para que a “carga” desta jornada se tornasse mais leve. E claro, não podemos esquecer os nossos irmãos escutas que participaram, pois sem eles o sonho não teria sido realizado, uma grande canhota aos caminheiros do Agrupamento 506 Paul, 580 Tortosendo, 607 Unhais da Serra e 801 Valverde. E a ti caminheiro que desta vez ficaste em casa, aqui te lançamos um desafio, inscreve-te no próximo Servir sem Limites, vais ver que te vai marcar!
Texto e Fotografia: Ana Lopes