Setúbal prepara em tempo recorde 600 mil kits JMJ 2023

A Região de Setúbal respondeu positivamente ao apelo do COL para preparação de 600.000 kits para a Jornada Mundial da Juventude.

A Jornada Mundial da Juventude será brevemente recebida em Lisboa, entre os dias 1 e 6 de agosto. Serão milhares os jovens de todo o mundo que visitam a capital para marcar encontro na maior festa da juventude do mundo, num encontro especial com o Papa Francisco.

Para estes peregrinos é necessário garantir todos os meios necessários para que a Jornada seja uma caminhada de fé, de alegria e acima de tudo que seja um momento inesquecível. Nos diversos níveis desta organização estão muitos escuteiros, que através do seu trabalho voluntário, arregaçam as mangas para que esta missão seja concretizada da melhor forma possível.

Foi neste exemplo de serviço que a Região de Setúbal garantiu a preparação de 600.000 kits de peregrino. Na última semana de junho a região foi informada que os kits para a JMJ seriam montados num armazém da zona industrial de Setúbal, sob a coordenação do COL. Foi pedida a divulgação para uma ação de angariação de voluntários, com vários turnos, que decorreria entre 1 e 14 de julho, entre as 10 e as 17 horas.

Após alguns dias do apelo, e poucos voluntários envolvidos, foi necessário mudar a estratégia. Como conta a Chefe Regional de Setúbal, Ana Margarida Chagas «fui contactada pelo nosso Chefe Nacional, a pedido do Rev. D. Américo Aguiar, para que tomássemos em mãos a coordenação da tarefa. Passou a haver, mais do que “Pressa no ar”, “Urgência no Ar”!». O pedido que divulgaram foi objetivo «foram convocados os Chefes de Agrupamento e foi-lhes feito um pedido simples de viva voz: um carro com cinco pessoas, por noite, sejam elas quem forem, escuteiros, pais ou amigos».

A região decidiu agir «criámos novas condições no armazém, desde logo, colocando luz, transformámos sete linhas de montagem (cerca de 42 pessoas) em 32 linhas de montagem (cerca de 250 pessoas), que nos permitiram produzir mais trabalho (tanto a nós como aos voluntários que acorreram durante o dia), prolongámos significativamente o horário para pós-laboral e sobretudo mudámos o espírito… (…) Sem formulários, com um chamamento claro de todos os que se quisessem livremente aproximar para colaborar. E assim nos lançámos ao trabalho de dia 10 (2ª feira) a dia 14 (6ª feira), data que nos impusemos como limite para concluir».

Mesmo em época de atividades de verão a adesão foi extraordinária. Após o apelo, foi possível contar com a participação voluntária de 250 pessoas por noite. A Chefe Regional conta que «ninguém como o CNE sabe como colocar a funcionar um Sistema de Patrulhas. Foi incrível ver Lobitos a trabalhar sem qualquer tipo de orientação, bastando replicar o que os mais velhos estavam a fazer». Em cinco noites, a Região de Setúbal concluiu esta tarefa, que encarou como uma oportunidade educativa, com o Método Projeto a acontecer em tempo real, em que «cada um de nós colocou a missão no centro da sua vida e sabemos que foi por amor entre irmãos, ao CNE e a Deus!», explica Ana Margarida.

Para esta dirigente, este «foi um serviço conjunto incrível, que permitiu (…) ao fim de cinco noites concluir a tarefa, com ce4rca de meio milhão de kits prontos a distribuir pelo clero, comunicação, forças de segurança, peregrinos e voluntários (…). Não faltarão as cores da nação pelas ruas da cidade!».

Texto: Ana Margarida Chagas, Cláudia Xavier

Fotografias: Junta Regional de Setúbal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.
Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade