Simplificar a aplicação do Sistema de Progresso é o objetivo da Secretaria Nacional Pedagógica, que apresenta duas ferramentas à associação lançadas no Mercado das Oportunidades e no UNO 2.024.
O Sistema de Progresso faz parte do dia a dia de cada uma das secções e a sua simplificação é o mote para o lançamento de ferramentas essenciais para a sua aplicação. A Secretaria Nacional Pedagógica pretende «clarificar a relação entre as Áreas de Desenvolvimento e algumas das diferentes Oportunidades Educativas que são intrínsecas à nossa atividade», como indica o Secretário Nacional Pedagógico, Rui António, na circular 03-SNP-2025.
Os cartazes “Tornas-te melhor quando”, lançados no Mercado das Oportunidades – que decorreu em Lisboa a 26 de outubro de 2024 – são disponibilizados à associação, e ilustram a forma como a atividade, insígnia ou característica de uma ação, podem contribuir para o desenvolvimento das diferentes Áreas de Desenvolvimento, mostrando de que forma podem tornar-se Oportunidades Educativas. Os cartazes são direcionados principalmente às crianças e jovens, para que compreendam a sua progressão. Por outro lado, os adultos podem encaminhar os jovens para essa tomada de consciência, potenciando Oportunidades para que exista progressão. Esta progressão é também possível fora do Escutismo, em casa, na escola, nas atividades extra-curriculares, no grupo de amigos, entre outros.
Segundo a Secretaria Nacional Pedagógica, os cartazes têm como intuito «não só relembrar que uma mesma Oportunidade Educativa normalmente contribui para mais do que uma Área (Trilho/Objetivo Educativo Final), mas também que tudo o que é a nossa prática tradicional já encerra em si mesma muitas Oportunidades Educativas (não sendo necessário, portanto, “reinventar a roda”)».
Por sua vez, as cartas UNO 2.024 lançadas na última edição do UNO – que decorreu a 9 e 10 de novembro, em Abrantes – pretendem ilustrar diferentes Oportunidades Educativas. Estas cartas podem ser jogadas como o UNO tradicional e, ao invés de números, apresentam imagens e seis cores diferentes.
Podes encontrar a explicação para o jogo das cartas UNO 2.024 e os cartazes “Tornas-te melhor quando…” na circular 03-SNP-2025, de 29 de janeiro, disponível neste link.
Texto: Cláudia Xavier
Fotografias: Gonçalo Pinto

Escuteiros do CNE participam no The Academy 2025 na Grécia
De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

CNE presente no Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da CICE
Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.

CNE presente no seminário “Leaven in the Dough” da CICE
O seminário do projeto “Leaven in the Dough – Driving Social Change through Scouting” (Fermento na Massa – Conduzir a uma mudança social através do Escutismo), promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Frascati, Roma.

Inscrições para o 26.º Jamboree Mundial abrem a 15 de dezembro
O maior acampamento do mundo vai regressar e aproxima-se a passos largos: o 26.º Jamboree Mundial do Escutismo realiza-se em 2027, em Gdańsk, Polónia. As inscrições para o contingente português decorrem entre 15 de dezembro de 2025 e 15 de janeiro de 2026.