
Habemus Papam! O novo líder da Igreja Católica já foi escolhido
Já saiu fumo branco da chaminé da Capela Sistina! O Cardeal Robert Prevost, Papa Leão XIV foi eleito hoje, 8 de maio, no segundo dia do conclave.
A 8 de março, em Condeixa-a-Nova, realizou-se um simulacro de acidente rodoviário em que participaram mais de 50 escuteiros da Região de Coimbra.
A Junta Regional de Coimbra do CNE – e especialmente o seu Departamento Regional de Proteção Civil – aproveitou o simulacro levado a cabo pelo Comando Sub-Regional de Coimbra e pela Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, no passado sábado, 8 de março, para testar os seus procedimentos internos e a gestão de crise no caso de um acidente envolvendo escuteiros.
Num total de 52 escuteiros envolvidos, contaram-se 40 figurantes no papel de vítimas, uma Equipa de Apoio à Retaguarda – estrutura escutista de apoio à logística em catástrofes –, e ainda, membros dos departamentos de Proteção Civil do Núcleo Mondego-Sul, da Região de Coimbra e da estrutura nacional, bem como a Chefe Regional Adjunta.
O exercício, a que foi dado o nome de “Simulacro Multivítimas – acidente rodoviário” consistia no salvamento das vítimas de um autocarro que transportaria escuteiros na A13-1, no concelho de Condeixa-a-Nova. Visou testar a organização da resposta e a articulação operacional e institucional entre agentes de proteção civil e outras entidades com especial dever de colaboração. E aos escuteiros testar a sua capacidade de fazer face a uma situação desta natureza, com efetivos seus como vítimas.
Esta atividade foi promovida pelo Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Coimbra, em articulação com a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e os Bombeiros Voluntários de Condeixa-a-Nova. Contou, também, com o apoio da ASCENDI, TRANSDEV, INEM, GNR, Cruz Vermelha Portuguesa, Auto-Transportes Bacalhau-Cravo LDA, Segurança e Ambiente (SA), Corpos Bombeiros da Região de Coimbra e, naturalmente com o Corpo Nacional de Escutas.
Participaram escuteiros do Agrupamento CNE/1035 Condeixa-a-Nova, como figurantes, mas também na Equipa de Apoio à Retaguarda, e ainda dos agrupamentos 162 Santa Clara, 1327 Penela, 1367 Serpins, 358 Sé Nova, 603 Antanhol, 656 Lousã e 1233 Almalaguês. Bem como, como já referido, da Junta de Núcleo Mondego-Sul, dos Departamentos de Proteção Civil de Núcleo, Regional e Nacional e a Chefia Regional Adjunta de Coimbra.
Texto e fotos: Região de Coimbra.
Já saiu fumo branco da chaminé da Capela Sistina! O Cardeal Robert Prevost, Papa Leão XIV foi eleito hoje, 8 de maio, no segundo dia do conclave.
Está prestes a começar o Conclave que elegerá o sucessor do Papa Francisco, com a participação de quatro cardeais portugueses com direito a voto. Os trabalhos iniciam-se hoje, 7 de maio, no Vaticano.
O prazo para candidaturas à 12.ª edição da Portuguese Work Party (PWP) termina já na próxima quarta-feira, dia 7 de maio. A atividade irá decorrer em outubro, em Kandersteg.
Após o sucesso da edição passada, o Centro Escutista de Kandersteg organizou mais uma edição da Digital Work Party, de 24 a 30 de março, com presença portuguesa!
© 2022 escutismo.pt Desenvolvido por Brand by Difference