Sínodo 2023: A Igreja do Terceiro Milénio

“O caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milénio” é a interrogação proposta do Papa Francisco para o caminho da sinodalidade.

O Sínodo 2023 pretende interrogar a Igreja a vários níveis de como o Evangelho poderá ser anunciado, que de acordo com a sua natureza, deverá ter em conta todos os cristãos como o Povo de Deus peregrino e missionário. É neste sentido que o Papa Francisco propõe que se reflita sobre “O caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milénio”. Esta é a primeira vez que a consulta das comunidades católicas ocorre de forma descentralizada, ou seja, com assembleias diocesanas e continentais, que culminará em outubro de 2023 com a realização da 16º assembleia geral ordinária do Sínodo dos Bispos. Esta assembleia caracteriza-se como uma assembleia de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo e conta também com a presença de vários peritos e convidados.

 

O Corpo Nacional de Escutas (CNE) é chamado para se manifestar no caminho do Sínodo, através da promoção desta temática junto das crianças e jovens da associação nos processos sinodais das suas paróquias e dioceses.

A nível associativo, o CNE dinamizará reflexões locais ao nível das paróquias, reflexões ao nível dos agrupamentos e através de uma dinâmica nacional, com uma reflexão de escuta-diálogo ao nível da Junta Central. Neste sentido, são sugeridas ações adaptadas às quatro secções e dirigentes dos agrupamentos.

 

A resposta dos agrupamentos deverá chegar até ao final de abril de 2022, para que posteriormente possa ser redigido um documento final com o contributo do CNE, que será entregue à Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

 

Todos os detalhes sobre as dinâmicas e a possível adaptação a cada uma das secções podem ser consultadas aqui.

Texto: Cláudia Xavier.

Fontes: Agência Ecclesia

Imagem: CNE.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.