Durante as promessas do agrupamento 20, da Covilhã, região da Guarda iniciou-se esta época comemorativa. Nas secções, tentava-se demonstrar tudo o que preencheu o caminho que nos trouxe até aqui. Tornava-se inevitável pensar no número de rostos que preenchem a nossa história, a quantidade de vidas que por aqui se transformaram, se cruzaram e mostraram novos trilhos ao Mundo!
Amanhã é um dia muito especial para todos nós, para os que hoje dão passos na história do agrupamento, para os que nos trouxeram até aqui, para os que nos ajudam a caminhar todos os dias, para todos os que de sorriso no rosto e com uma vontade imensa mantém a chama do vinte bem acesa!
Para assinalar esta data partilhámos hoje com a comunidade, os pais e amigos uma eucaristia. As recordações preenchiam as palavras pronunciadas pelo chefe de agrupamento, regional ou pelo nosso assistente. Cada um de nós teve oportunidade de renovar a sua promessa, de relembrar o que nos leva a querer ser mais a cada dia que passa, o que nos leva a querer dar mais ao Mundo e ao amigo que está por perto, o que nos leva a ser escuteiros.
Por mais momentos que passem não esqueceremos o nervosismo antes da primeira promessa, a primeira noite que dormimos numa tenda, a primeira canção que aprendemos ou o primeiro amigo que encontrámos no escutismo. E acima de tudo não esqueceremos a forma meiga e alegre com que fomos recebidos nesta casa, na nossa casa e porto seguro onde podemos sempre voltar, o nosso agrupamento!
É verdade que já muito se viveu em nome do vinte, mas não o suficiente, isso acho que nunca o será! Queremos continuar a deixar marcas, em alguém e com alguém. Queremos continuar a transformar vidas, pessoas e a contribuir para a felicidade dos outros.
Por fim, há algo que nos enche de orgulho: reparar que no fim de mais uma actividade ou reunião continuamos a partir de sorriso no rosto sempre com a certeza de que valeu a pena. A mochila está cada vez mais pesada com tantas recordações, mas por mais que a voz tente fraquejar, há sempre uma história ou momento que queremos partilhar com o Mundo! Há sempre a certeza que queremos viver segundo o ideal que BP nos deixou!
Texto: Patrícia Fazenda /// Fotografia: Agrupamento 20