
Grupo de Lisboa reúne em Genebra para o Encontro Anual
O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.
A Festa das Cruzes é uma tradição de Barcelos, que atrai milhares de pessoas. As ruas desta cidade minhota enchem-se de cor, música e muita alegria.
A Festa das Cruzes é uma festividade religiosa cristã, de culto ao Senhor Bom Jesus da Cruz, que se realiza anualmente, entre finais de abril e inícios de maio, e que tem como dia fundamental de culto o dia 3 de maio, feriado municipal de Barcelos. As suas origens remontam a um episódio de 20 de dezembro de 1504, quando, segundo reza a lenda, João Pires, um humilde sapateiro da vila, viu uma cruz desenhada na terra do Campo do Salvador, hoje Campo da República.
Em Ano de Centenário do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português (CNE), a Real Irmandade do Senhor Bom Jesus da Cruz de Barcelos homenageou a nossa Associação nas Festas das Cruzes 2023.
Numa tradição de cinco séculos na Invenção da Santa Cruz, os tapetes de pétalas de flores, dão uma beleza única ao Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, o CNE. está representado com o logo do Centenário.
Um reconhecimento único do trabalho feito em prol das crianças e jovens, em todo concelho de Barcelos.
Texto: Vítor Esteves e Cláudia Xavier
Fotografia: Vítor Esteves

O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.