Tecoree, o entusiasmo de quem participa

Para muitos, o verão é tempo de descansar e recuperar energias. Para os 288 pioneiros, das 50 equipas em torneiro, o verão foi tempo de polir a técnica escutista para a colocar à prova, para que com ela se conquiste O Adufe, na fase final do Tecoree.

Para alguns caminheiros, candidatos a dirigente e dirigentes, este desafio começou mais cedo no Centro Nacional de Atividades Escutistas – Monte de Trigo (CNAE).  Estes 208 adultos compõem o STAFF do Tecoree, estando responsáveis por proporcionar a melhor oportunidade pedagógica de técnica escutista que os pioneiros em jogo já viveram. 

Neste staff, há tanto escuteiros que já viveram um Tecoree, como o João Oliveira, do 835 – Casal do Marco, como escuteiros que apenas este ano se desafiaram a ser Tecoree, como o Tomás Matos, do 504 – Quinta do Anjo. O João referiu que quando esteve em torneio com a sua equipa, jamais conseguiu ter perceção do trabalho envolvido na concretização da atividade, recordando com humor e espanto que reclamava por detalhes, sem ter a real noção da logística e criatividade envolvidas com a sua conceção. Além disso, “Como pioneiro recordo-me de andar sempre a correr”, sentindo a sua equipa que não havia tempo para nada. Por outro lado, o Tomás, que se inscreveu para servir nesta atividade no último dia de inscrições. Embora vá ser especialista durante a atividade de uma das múltiplas provas, contribuiu para a construção da atividade das mais variadas maneiras, desde cozinhar o jantar, preparar o material das provas, a organizar os mantimentos da atividade.

Na fase final deste Tecoree, há imagem do ano anterior, os 288 pioneiros em jogo encontrarão desafio, mas também realização, competição, cooperação, adversidade, mas principalmente fraternidade. De acordo com Filipe Pontes, Coordenadoor da Equipa Tecoree, o que é esperado de todos os pioneiros é que aprendam a jogar, que sejam felizes no Tecoree. 

Texto e fotografia: Equipa Comunicação Tecoree.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.