Decorreu, durante este fim de semana, no Seminário de Leiria, a atividade “Adro” tendo contado com a participação de, entre outros, Padre Jaques Gagey, assistente mundial da CICE (Conferência Internacional Católica do Escutismo), João Armando Gonçalves (antigo presidente do Comité Mundial do Escutismo) e João Costa (Secretário de Estado Adjunto e da Educação).
Organizado por uma equipa projeto, sob a égide do Assistente Nacional e em parceria com a Região de Leiria-Fátima, a primeira edição do evento cujo tema foi “Vinde e Vede”, o convite que Jesus fez aos seus discípulos para que o acompanhassem, contou com a presença de 300 participantes oriundos de 18 regiões que tiveram oportunidade de, durante o fim de semana, refletir sobre a identidade católica do CNE e a sua realidade atual.
O dia de sábado clareou e já as equipas envolvidas desde o dia anterior na preparação do Adro, se desdobravam em correrias no sentido de ultimar os preparativos para receber os participantes que entretanto começavam a chegar.
Após os procedimentos de inscrição, o primeiro momento de oportunidade educativa surge sobre a forma de “O Rosto de Deus”. Para esta dinâmica os participantes foram ante-riormente desafiados a, numa folha A6, desenhar a sua versão do rosto de Deus, sendo os respetivos trabalhos, à chegada, depositados num painel colocado na Igreja do Seminário e que, após o encerramento da atividade, cada participante foi convidado a escolher e levar para sua casa um “Rosto de Deus”, que não o seu.
A sessão inaugural decorreu no auditório do Seminário de Leiria onde o Chefe Regional de Leiria-Fátima, Vitor Faria, deu as boas vindas a todos. De seguida Ivo Faria, Chefe Nacional, felicitou a equipa organizadora pela atualidade e pertinência do tema e, deixou uma pequena mensagem que se podem resumir ao seguinte: Vinde e Vede, Ide e Fazei e, a seguir, Construí.
O fim de semana foi preenchido com inúmeras sessões plenárias, painéis, exposições e mostras, propostas de oração, oficinas e diversas atividades e animações, celebração e exposição do Santíssimo e ainda a Eucaristia celebrada pelo Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto.
Pelo que podemos perceber, quer pelo contacto pessoal, pelo ambiente vivido pelos participantes, quer pela avaliação feita pelos mesmos, a atividade foi um sucesso e todos já anseiam por uma nova edição do “Adro”.
Texto e fotografia de: Manuel Joaquim.