“Todos, por um mundo mais verde” no JOTA-JOTI 2024

Foi entre os dias 18 a 20 de outubro de 2024 que tiveram lugar as edições do 67º do JOTA e 28º do JOTI, onde escuteiros de todo o mundo comunicaram via rádio e Internet.

O JOTA-JOTI continua a ser a maior actividade mundial da OMME/WOSM e realiza-se anualmente no terceiro fim-de-semana de Outubro. “Todos, por um mundo mais verde” foi o tema que este ano inspirou todas as dinâmicas, workshops e comunicações, aprofundando o nosso compromisso para com o mundo em que vivemos.

Na Mensagem de Abertura desta edição do JOTA-JOTI, o Chefe Nacional, Ivo Faria, após saudar alegremente todos os escuteiros, guias, membros da Fraternidade de Nuno Álvares e radioamadores a participar na actividade, mencionou o facto de que todos nós estamos convocados para esta missão ambientalista e que só é possível a construção de um mundo melhor se este sentido de todos significar trabalharmos em conjunto. Isoladamente, o esforço de cada um não é suficiente para tornar este mundo mais verde. Depois de termos tido oportunidade de partilhar novas experiências, de adquirir novos amigos, de construir novos projetos em conjunto, desafiou-nos a continuar este trabalho pela vida fora, para que a cor verde não se perca e não se resuma apenas ao que vivemos num fim-de-semana. Acrescentou que: “Não somos sustentáveis a conta-gotas. Também não somos sustentáveis nos dias sim e nos dias não e muito menos apenas quando estamos com o nosso lenço ao pescoço”. Mensagens com impacto e que fazem sentido. Terminou dizendo que este ano o CNE caminha com Óscar Romero, pelo que somos também Peregrinos da Esperança, capazes de lutar e de caminhar para um mundo verde, em paz, em amizade e fraternidade mundial.

Promovendo a fraternidade mundial entre escuteiros e guias em todo o mundo, só em Portugal foram mais de 85 as estações de JOTA (Jamboree On The Air) que contaram com a inscrição das três associações que compõem a FEP – CNE, AEP e Guias de Portugal, bem como da FNA, que sempre colabora de forma ativa nesta actividade, e cerca de 100 as estações de JOTI (Jamboree On The Internet). Traduzindo em números, corresponde aproximadamente a mais de 8 mil escuteiros, sendo que mundialmente se estima a participação de 2 milhões de escuteiros.

A Estação Nacional do JOTA-JOTI foi acolhida pelo Agrupamento 36 da Marinha Grande da Região de Leiria-Fátima, neste ano em que comemora precisamente 50 anos de JOTA.
O Parque Municipal de Exposições (PME) da Marinha Grande foi o local escolhido para esta grandiosa actividade, onde se estima terem estado cerca de 1000 escuteiros, de 25 agrupamentos, marcando também a abertura do ano escutista da região. 

Foi um fim-de-semana recheado de oportunidades pedagógicas com workshops variados e alusivos ao tema. Para além do JOTA, onde puderam comunicar via rádio, e do JOTI onde puderam comunicar via internet, houve também três videoconferências nacionais onde a curiosidade acerca das dinâmicas locais era evidente, bem como as diferenças na uniformização dos escuteiros marítimos, aéreos e de outras áreas geográficas que se juntaram. Houve também oportunidade de ir vendo o mapa mundo a colorir-se de verde num ecrã gigante à medida que se iam estabelecendo os contactos, bem como interagir com o Bureau Mundial. Trocaram mensagens escritas pelo Scoutlink, outras em Morse e assistiram a diferentes conferências sobre Cibersegurança (GNR) e sobre Ambiente e Sustentabilidade: “Sustentabilidade: Moda ou Necessidade?”. Houve ainda espaço para jogar Minecraft, acedendo a mundos criados propositadamente para esta actividade mundial, com jogos e desafios alusivos ao tema.

Numa simbiose interdepartamental perfeita, contámos com a colaboração do Departamento Nacional de Ambiente e com o Departamento Nacional dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, que enriqueceram o JOTA-JOTI com jogos e dinâmicas pedagógicas que têm como objectivo sensibilizar para o facto de que este caminho é de construção, responsabilização e compromisso para com os outros e para com o mundo que nos rodeia.

Presentes estiveram também outras entidades parceiras, como a PSP, os Bombeiros Voluntários da Marinha Grande, a Quinta do Escuteiro, Ninho de Corvo e Observatório da IV Pedagógica da Região de Leiria-Fátima.

Como não podia deixar de ser, um ponto alto deste evento foi a Eucaristia, que contou com um momento mais intimista e de agradecimento, com escuteiros e pais – sempre presentes.

É muito bom quando todos, todos, todos, nos unimos em prol de um objectivo comum.

Foi um fim-de-semana inesquecível!

Até ao próximo JOTA-JOTI!

Texto: Departamento Nacional de Radioescutismo.

Fotos: António Rendeiro, Agr. 439 Vila do Conde, Agr. 541 Pio XII e Agr. 341 Macau.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.