Tomada de Posse da Junta Regional de Bragança-Miranda

A Junta Regional de Bragança-Miranda tomou posse para o triénio 2025-2027, neste sábado, dia 18 de janeiro, no auditório do Centro Cultural Municipal de Macedo de Cavaleiros.

A cerimónia contou com a presença do Chefe Nacional, Ivo Faria, do Assistente Nacional, Pe. Daniel Nascimento, acompanhados pelos restantes membros da Junta Central do Corpo Nacional de Escutas (CNE) e dos Conselheiros da Região de Bragança-Miranda. O Bispo diocesano, em virtude de visita Pastoral ao Arciprestado de Miranda do Douro, enviou uma mensagem alusiva que foi lida pelo Assistente Regional, Pe. Humberto Coelho.


A nova equipa da Junta Regional que tomou posse é constituída por: Armando Tardego, Chefe Regional; Sara Batista, Chefe Regional Adjunta; Ana Isabel Ledesma, Secretária Regional Adultos; Sílvia Reis, Secretária Regional Pedagógica; Rafael Quintã, Secretário Regional Ambiente; Vítor Domingues, Secretário Regional Internacional; Vítor Martins, Secretário Regional de Proteção Civil e Miguel Miranda, Secretário Regional para a Comunicação.


Também o Conselho Fiscal e Jurisdicional Regional passa a ser constituído pelos seguintes membros: Manuel Correia, Presidente; Vítor Pereira, Vice-Presidente e Cláudio Sil, Secretário.


Da mensagem do novo Chefe Regional, destacamos a motivação desta equipa e o apelo ao empenho de todos para esta caminhada, a seguir mais uma pista, nestes quase 101 anos a fazer escutismo na região, e no trabalho junto dos Agrupamentos, numa perspetiva de dinâmica e de ação em prol desta escola de vida e de juventude. No final, deixou também uma palavra de apreço e de agradecimento aos membros cessantes dos órgãos regionais, a quem incentivou a manterem estreita colaboração com a sua equipa.


Outro ponto alto da sessão, foi a despedida do anterior Chefe Regional, Luís Adelino Batista. Retiramos do seu discurso, um percurso escutista devotado e abnegado, destacando, entre outros, alguns objetivos bem conseguidos e que merecem relevo, designadamente: a criação do Depósito de Material e Fardamento Regional; a criação do Departamento de Formação Regional, com o Chefe Fernando Melo e com a Chefe Elsa Matos, bem como a introdução, em Portugal, da iniciativa da “Luz da Paz de Belém” que se vem realizando, ininterruptamente, desde 2007.


Ainda neste Conselho Regional, por iniciativa da Junta Central e de Junta Regional, houve ainda tempo para entregar condecorações a alguns escuteiros e dirigentes da região pela sua colaboração e serviços prestados no último Acampamento Nacional e à Região de Bragança-Miranda.

Texto e Fotografias: Junta Regional de Bragança-Miranda

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.