Foi junto à pequena povoação de Matalascañas, em pleno Parque Natural de Doñana, na região de Huelva, que o MSC – Movimiento Scout Catolico e o CNE promoveram a sétima edição do Travessia, atividade dirigida a animadores dos dois movimentos escutistas católicos, entre os dias 1 e 3 de maio. Esta região espanhola, que tinha sido palco da primeira edição em 2001, voltou a acolher este encontro internacional que, acima de tudo, pretendeu promover a troca de partilhas e o convívio escutista entre os cerca de 50 participantes.
O Travessia 2015 teve como lema Renasce e o imaginário em torno do filme Avatar, que destaca a ligação vital entre o meio ambiente e o ser humano, tendo sido trabalhados ao longo da atividade diversos valores, como a Fé, a justiça, a igualdade e a defesa do meio ambiente, entre outros. As equipas juntaram animadores dos dois países e as atividades envolveram a discussão e partilha de temas escutistas comuns, tendo no final sido apresentadas algumas propostas de intercâmbio para serem desenvolvidas pelos agrupamentos de escuteiros de ambos os países.
No final todos os participantes reflectiram sobre a importância que cada um de nós tem no mundo. Na hora do adeus ficou a vontade de todos os participantes voltarem a encontrar-se em actividades escutistas e a unanimidade em torno do apoio para a realização, em Portugal, do próximo Travessia!
Texto e Fotografia de: Paulo Ribeiro.