
MOOT, oportunidade de crescimento e descoberta
Durante quatro dias os participantes do 16.º World Scout Moot estiveram distribuídos por 118 rotas espalhadas por todo o território nacional.
A Secretaria Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade (SNAS), através do Departamento Nacional de Ambiente (DNA) acaba de lançar mais uma edição do projeto “Trees for the World”, Árvores para o Mundo.
A temática da nova edição do projeto “Trees for the World”, Árvores para o Mundo, é “Desenvolver”, porque o que se pretende é que se desenvolvam as zonas já plantadas e abrigadas por este projeto, e desenvolver novas áreas e novas comunidades de florestas e biodiversidade.
A Secretaria Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade (SNAS), através do Departamento Nacional de Ambiente (DNA), pretende desta forma lançar o desafio a todos os escuteiros, seja em secção ou em agrupamento, para que organizem e concretizem um projeto de plantação de árvores na região onde vivem, entre outubro de 2023 e março de 2024.
Com o lema “Um escuteiro, uma árvore” pretende-se que cada escuteiro plante pelo menos uma árvore autóctone, ou seja, uma espécie adaptada ao território nacional e que por isso estará mais habituada às características do nosso país, sendo mais resistente a pragas e doenças, em detrimento às espécies introduzidas (alóctones ou exóticas).
Os agrupamentos e centros escutistas devem realizar contactos com as Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Associações Locais, Instituto da Conservação da Natureza (ICNF), entre outros, para aferirem a disponibilidade dos mesmos facultarem árvores para serem plantadas.
Esta atividade irá ao encontro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº15, Proteger a Vida Terrestre, através do combate à desflorestação, recuperando florestas degradadas e consequentemente a sua reflorestação. Como prémio, as secções que participarem nesta iniciativa, poderão fazer parte do desafio Campões da Natureza, da nova insígnia mundial do ambiente, a Earth Tribe.
Consulta todos os detalhes sobre o Trees for the World, na circular 23-21-SNAS, disponível neste link.
Texto: Cláudia Xavier
Durante quatro dias os participantes do 16.º World Scout Moot estiveram distribuídos por 118 rotas espalhadas por todo o território nacional.
Se vais estar em Roma para o Jubileu da Juventude não podes perder o “Tracce di speranza” (Traços de Esperança).
Enquanto Rovers de todo o mundo exploram o nosso país em mais de 100 rotas, vamos descobrir algumas curiosidades sobre esta grande atividade internacional promovida pela Organização Mundial do Movimento Escutista. O que é, afinal, o World Scout Moot?
Esta manhã, o Parque Tejo, em Lisboa, recebeu a cerimónia de abertura do 16.º World Scout Moot, marcando o início oficial da maior atividade escutista internacional do ano, que decorrerá entre 25 de julho e 3 de agosto em Portugal.
© 2022 escutismo.pt Desenvolvido por Brand by Difference