
Vem fazer voluntariado internacional na Irlanda!
Larch Hill está à procura de cinco voluntários para a temporada de verão (2 de junho a 29 de agosto)!
Nesta edição do projeto “Trees for the World”, os agrupamentos e secções participantes irão plantar espécies autóctones em áreas afetadas pelos incêndios florestais. Descobre aqui como participar!
A Secretaria Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade (SNAS), por meio do Departamento Nacional de Ambiente (DNA), lança uma nova edição do projeto “Trees for the World – Árvores para o Mundo”, promovido pela Organização Mundial do Movimento Escutista (WOSM). Este ano, o tema “Reflorestar” remete para a recuperação das áreas afetadas por incêndios e ajudar a restaurar os ecossistemas degradados.
Para participares, o teu agrupamento ou secção deve realizar um projeto de plantação de árvores autóctones entre outubro de 2024 e março de 2025, seguindo o lema e objetivo do projeto “Um escuteiro, uma árvore”. É fundamental que as espécies plantadas sejam autóctones da região, pois estão melhor adaptadas às condições locais, apresentam maior resistência a pragas e doenças e contribuem mais eficazmente para o equilíbrio ecológico. Os agrupamentos podem entrar em contato com Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Instituto da Conservação e da Natureza (ICNF) e outras entidades locais para aferir a possibilidade de obter espécies autóctones para plantar.
Finda a atividade de plantação, deve ser submetido o relatório da atividade via formulário até 30 de abril de 2025, para validar a atividade e obter a insígnia oficial “Trees for the World”, que terá um custo unitário de 2€. Numa segunda fase, os participantes devem garantir o desenvolvimento saudável das árvores, acompanhando e regando a plantação regularmente. O Departamento Nacional de Ambiente (DNA) convida os participantes a documentarem esta segunda fase do projeto em vídeo, que deve ser submetido até dia 1 de outubro de 2025, aqui, para que lhes seja atribuído o pin bónus da atividade.
As secções que participarem poderão aproveitar a atividade para fazer uma parte do desafio “Campeões da Natureza”, da insígnia mundial de ambiente, a Earth Tribe. Além disso, o projeto contribui para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 15 da ONU, que visa proteger a vida terrestre por meio da reflorestação e recuperação de áreas degradadas.
Para mais informações, consulta a circular 20 SNAS 2024 através deste link ou acede ao site oficial do DNA. Podes também colocar as tuas dúvidas diretamente à organização pelo e-mail treesfortheworld@escutismo.pt.
Texto: Catarina Valada.
Imagem: CNE.
Larch Hill está à procura de cinco voluntários para a temporada de verão (2 de junho a 29 de agosto)!
Nos dias 10 e 11 de maio, o Centro Nacional de Atividades Escutistas de Idanha-a-Nova irá receber o I Encontro Caminho Ibérico, uma iniciativa conjunta entre o CNE e a associação espanhola Movimiento Scout Católico (MSC).
O Centro Nacional de Atividades Escutistas, em Idanha-a-Nova, será o ponto de encontro para escuteiros ibéricos entre 10 e 11 de maio para trabalharem o tema da proteção de crianças e jovens.
Decorreu entre 9 e 12 de março um encontro de Assistentes e Animadores Espirituais na Eslováquia promovido pela região europeia da CICE e CICG.
© 2022 escutismo.pt Desenvolvido por Brand by Difference