Trees for the World: Quase 10 mil árvores plantadas entre 2023 e 2024

Durante o ano escutista de 2023/2024, 1123 escuteiros plantaram um total de 9910 árvores por todo o país, no âmbito do projeto “Trees for the World”.

O projeto “Trees for the World” – Árvores para o Mundo – é um projeto internacional promovido pela Organização Mundial do Movimento Escutista (OMME/WOSM), tendo para o ano 2023/2024 apostado no tema “Desenvolver”, pretendendo-se não só plantar novas áreas como reforçar a importância de desenvolver as zonas plantadas. Este ano escutista, 1123 escuteiros, de todas as secções e de comunidades locais, envolvendo 11 regiões, conseguiram plantar 9910 árvores. 

A ideia deste projeto começou durante o primeiro encontro Interamericano de Leadership Training, com delegados de diversos países (Argentina, Canadá, Curaçao, Equador, Honduras, Panamá, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas e Estados Unidos da América). Durante um brainstorming acerca de quais eram os problemas comuns a todas as suas nações constataram que todos tinham problemas relacionados com o ambiente!

Por isso, decidiram que a melhor forma de contribuir para melhorar este aspeto seria através da plantação de árvores autóctones.

Em 2014, o projeto Trees for the World teve uma grande receção por todo o mundo e atualmente vários países contribuem anualmente para o aumento do número de árvores autóctones plantadas, sob o lema “Um Escuteiro, uma Árvore”.

Para aderir ao Trees for the World, é necessário que, em secção ou agrupamento, organizem e concretizem um projeto de plantação de árvores autóctones na região onde se enquadram. É recomendado que cada participante plante pelo menos uma árvore, dando corpo ao lema “Um Escuteiro, uma Árvore” que caracteriza esta iniciativa mundial.

Por forma a que seja possível atingir o racional de uma árvore por escuteiro, os agrupamentos e centros e campos escutistas são desafiados a realizarem contactos com Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, associações locais, Instituto da Conservação e da Natureza (ICNF), entre outros, no sentido de aferir a disponibilidade dos mesmos facultarem árvores autóctones. 

Com a plantação de árvores autóctones, estamos igualmente a contribuir para o cumprimento das metas estabelecidas para o ODS 15 (Proteger a Vida Terrestre), através do combate à desflorestação com recuperação de florestas degradadas e promovendo a reflorestação. As espécies de árvores autóctones são espécies que pertencem ao nosso território nacional e que, por isso, estão mais adaptadas às características do nosso país, garantindo, uma maior resistência a pragas e doenças em relação às espécies introduzidas (autóctones ou exóticas).

 

Gostavas de participar?

Podes trabalhar este projeto com o teu agrupamento, secção ou nalguma atividade nacional para o efeito, caso haja.

  • Passo 1 – Preparação – Realiza a escolha do terreno, preparação do terreno, contacto com as entidades envolvidas e cria o teu grupo de trabalho;
  • Passo 2 – Plantação – Vai e planta as tuas árvores escolhidas no terreno anteriormente mencionado;
  • Passo 3 –  No fim da atividade, faz um curto relatório da atividade, adaptado à idade e com muitas fotos. Nele, deves contar o que aprendeste, os ensinamentos que passaste à comunidade e explicar de que forma é que esta foi envolvida no projeto. O relatório pode ser do formato que quiseres. Dá raízes à tua imaginação. Depois de submeteres o relatório (através do link presente nesta página) e este ser aprovado (tem cuidado com o prazo limite de entrega!), terás acesso à insígnia Trees for the World para a usares no teu uniforme (custo associado).
  • Passo 4 – Rega e Acompanhamento – Fase bónus, que se segue à plantação das árvores e é fundamental para garantir o crescimento das árvores plantadas, onde deves ter um plano que garanta o bem-estar das espécies. Terás acesso a um pin de bónus se completares esta fase.
  • Passo 5 –  Não te esqueças de celebrar este momento com muitas fotografias e vídeos partilhados nas tuas redes sociais ou nas do teu agrupamento (Instagram, Facebook, etc). Lembra-te de usares os hashtags oficiais para conseguirmos ver o quanto te divertiste nesta atividade (#escutismo #treesfortheworld).

As secções que participarem neste projeto poderão integrar a atividade no desafio “Campeões da Natureza”, da nova insígnia mundial do ambiente, a Earth Tribe!

Descobre mais no site do Departamento Nacional de Ambiente, através deste link.

Texto: Departamento Nacional de Ambiente (DNA).

Foto: CNE. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.