Trilhos é uma atividade para Pioneiros realizada pelo Agrupamento 142 do CNE de Portalegre e que todos os anos dá aos jovens Pioneiros a possibilidade de reatarem o encontro com as atividades escutistas no início de mais um ano escuta. E este ano assim foi, entre os dias 11 e 13 de setembro, em que várias dezenas de pioneiros traçaram o azimute para a localidade de Santo António das Areias, muito próxima da Vila de Marvão. O encanto do Alentejo presente e fazendo a moldura deste conjunto de escuteiros que, a partir deste local e numa caminhada de descoberta, foram conhecendo as origens destas terras.
As suas capacidades foram sendo postas à prova, quer na construção dos abrigos feitos para pernoitarem, quer nas construções medievais que foram convidados a realizar aplicando as técnicas de Pioneirismo que ao longo do tempo têm aprendido.
Fim de semana pleno para estes Escuteiros provenientes de três regiões Escutistas, (PCB, Santarém e Beja). Poderiam ser mais? Pois poderiam, mas com os presentes o êxito da atividade foi um facto e no próximo ano outros certamente se juntarão a este grupo. No fim da atividade a presença do Chefe regional de Portalegre-Castelo Branco não deixará certamente de ser incentivo para que outros venham também.
Texto e Fotografia de: António Janeiro.