O Troféu é atribuído anualmente pela Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV) para homenagear o trabalho dos voluntários, individualmente ou em equipa, e incentivar a prática do voluntariado.

Dez anos passados sobre o lançamento do Troféu, a CPV, cuja direção o CNE integra, continua a considerar pertinente «a necessidade de promover e incentivar a prática do voluntariado e reconhecer o trabalho desenvolvido por voluntários e por organizações de voluntariado».

Como objetivos do Troféu Português do Voluntariado destacam-se:

– Promover o voluntariado como exercício de cidadania ativa, de solidariedade e de dádiva, na construção do bem comum;
– Valorizar o voluntariado que contribua para a melhoria das condições de vida nas comunidades;
– Divulgar boas práticas de voluntariado para potenciar a sua replicação e/ou a realização de novos projetos de voluntariado.

As candidaturas podem ser apresentadas por organizações privadas com ou sem fins lucrativos, legalmente constituídas e sediadas em território nacional, e entidades públicas nacionais enquadradoras ou promotoras de voluntariado.

Os projetos de voluntariado candidatos devem ser enquadrados nos seguintes âmbitos, sem ordem de importância: Ação Cívica e Comunitária; Ação Social; Ciência e Cultura; Cooperação para o Desenvolvimento; Defesa do Consumidor; Defesa do Património e do Ambiente; Proteção animal; Desenvolvimento da Vida Associativa e da Economia Social; Direitos Humanos; Emprego e Formação Profissional; Proteção Civil; Integração Social; Saúde.

O Troféu Português do Voluntariado tem quatro categorias: Geral; Jovem (16-30 anos); Sénior (65 ou mais anos); Carreira (percurso de voluntariado igual ou superior a 15 anos).

As candidaturas, apresentadas exclusivamente através de formulário digital , para a 10.ª Edição do Troféu Português do Voluntariado decorrem até 15 de outubro de 2018, de acordo com o Regulamento do Troféu.

O Troféu Português do Voluntariado 2018 tem o Alto Patrocínio do Presidente da República.

Texto de: João Teixeira. Imagem de: Confederação Portuguesa do Voluntariado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

“Xico Maia”, partiu o nosso contador de histórias

Francisco Maia, carinhosamente conhecido como “Xico Maia”, partiu hoje para o eterno acampamento. Foi uma figura central no desenvolvimento do Corpo Nacional de Escutas (CNE) em Portugal. A sua dedicação ao Escutismo Católico Português é amplamente reconhecida e será sempre recordado como um exímio contador de histórias.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade