CNE participa na apresentação da estratégia nacional de educação ambiental para 2020.

Em primeiro lugar esta foi uma de cinco apresentações que serão realizadas ao longo do país: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Algarve e Alentejo. São cinco regiões, cinco apresentações direcionadas para cinco públicos entre os quais autarquias (a apresentação no Porto), indústria, escolas e organizações não governamentais de ambiente (ONGAs).

O intuito destas apresentações é divulgar a ENEA 2020 e ao mesmo recolher contributos para o documento final. Este será aprovado e publicado em Junho de 2017. Como não foi feita qualquer acreditação à entrada, é provável que o CNE receba mais convites para as próximas apresentações.

A estratégia propriamente dita assenta em cinco princípios orientadores e as suas ações devem ser orientadas para os seguintes três eixos temáticos: valorizar o território, descarbonizar a sociedade, tornar a economia circular. Assim, com esta estratégia pretende-se entre outras coisas: educar para o território; estar no “coração” das autarquias e dos organismos ambientais; conhecer o que se faz pelo país fora nesta matéria; estruturar tudo aquilo que se vai fazendo; promover a literacia ambiental e uma cidadania inclusiva; fomentar parcerias no âmbito da Sociedade Civil.

Podes ter acesso ao documento estratégico aqui

Neste momento o documento está em consulta pública e todos podemos dar o nosso contributo para isso clica aqui

Para passar à ação, está previsto já em março uma dotação de 1 milhão de euros do Fundo Ambiental para apoiar projetos e programas de Educação Ambiental do Governo, autarquias e Sociedade Civil. Nos anos seguintes, a verba a disponibilizar nunca será inferior a este montante.

Após a apresentação da ENEA2020, seguiu-se uma mesa redonda sobre boas práticas em educação ambiental.

Texto de: Nuno Martins. Imagem de: DR.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Lumen: que Acende e Propaga

Entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro de 2025, reuniram-se em Coimbra cerca de 50 caminheiros de todo o país, para dar vida àquela que foi a primeira edição do Lumen.

Candidaturas abertas para o Explorer Belt 2026!

Em agosto de 2026, irá decorrer a quinta edição portuguesa do Explorer Belt, uma atividade internacional destinada a Caminheiros e Noviços a Dirigente que desafiará os participantes a percorrer 200 quilómetros a pé em duplas durante dez dias, na Roménia.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade