No passado dia 28 de maio, realizou-se em Vieira do Minho, a iniciativa preparatória do Acareg 2016, da Região de Braga.

Este encontro foi destinado a todos os Caminheiros, Candidatos a Dirigente e Dirigentes que irão acompanhar os escuteiros dos seus agrupamentos ou que irão apoiar a área do Bem-Estar nesta atividade que irá realizar-se de 1 a 7 de agosto de 2016, com o tema “Um Escuteiro Diferente”.

Neste primeiro dia da prometedora atividade, estiveram presentes no Centro Escolar Domingos de Abreu cerca de 300 participantes que, ao longo de todo o dia, adquiriram informações e conhecimentos úteis que irão contribuir para o bom funcionamento deste acampamento.

Na abertura da atividade, Hugo Cunha, Chefe Regional de Braga, apresentou a equipa de coordenação do Acareg e as quatro equipas pedagógicas que deram a conhecer aos participantes os seus imaginários, objetivos a atingir, atividades que irão desenvolver e cuidados a ter durante o Acareg 2016.

Seguiu-se a visita à Ilha do Ermal, onde se realizou o reconhecimento dos campos das quatros secções assim como a área reservada aos serviços.
Depois do almoço convívio, deu-se início aos trabalhos da tarde, que consistiram, essencialmente, na realização de workshops rotativos, que funcionaram como oficinas informativas das várias áreas que compõem a estrutura do Acareg: Saúde, Segurança, Administrativa, Assis, Abastecimentos, Atividades Aquáticas. Nestes workshops, os Caminheiros, Candidatos a Dirigentes e Dirigentes tiveram a oportunidade de ficar a conhecer as equipas responsáveis por cada área, as infraestruturas da atividade, as precauções a ter em consideração, tendo havido, ainda, espaço para esclarecer dúvidas e questões de forma abrangente a toda a atividade.

Tendo sido transmitidas, de forma dinâmica e com alegria, as informações essenciais ao sucesso do Acareg, finalizou-se a atividade “Um dia na Ilha” pelas 17h30m. Nesta, esteve ainda presente o Presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, António Cardoso, assim como, a Vereadora da Educação da mesma Câmara Municipal, Elsa Ribeiro, que felicitaram a realização desta marcante atividade no concelho de Vieira do Minho.

O Chefe Regional de Braga agradeceu a presença, disponibilidade e apoio concedidos pela Câmara Municipal de Vieira do Minho, tal como a dedicação de todos os Caminheiros, Candidatos a Dirigente e Dirigentes que participaram nesta atividade de preparação e que proporcionaram mais um dia de construção, não só do Acareg 2016, mas também do escutismo na região, pois são estes que, voluntariamente, dia a dia, se disponibilizam para atribuir as competências aos nossos jovens num processo de aprendizagem e vivência de valores.

Texto e fotografia de: Secretaria Comunicação e Imagem da JR Braga.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Lobitos da Madeira «à procura do Dom» no Dia do Lobito 2025

A Junta Regional da Madeira realizou mais uma edição do Dia do Lobito, que reúniu cerca de 200 Lobitos vindos de vários agrupamentos da Região. A atividade decorreu na Ilha do Porto Santo entre os dias 3 e 5 de outubro sob o mote “À procura do Dom” e inspirada no imaginário do filme “Encanto”.

Foram 24 horas de Serviço no “24 às Cegas”, na Região de Leiria-Fátima

Nos passados dias 29, 30 e 31 de agosto, realizou-se a atividade “24 às Cegas” na Quinta do Escuteiro, Região Leiria-Fátima. Esta atividade é aberta a Caminheiros, Candidatos a Dirigente e Dirigentes de todo o país, que se propõem a 24 horas de Serviço à comunidade “às cegas”, sem saberem de antemão que tarefas os esperam.

Mais uma edição do Down River!

De 4 a 7 de setembro, a povoação de Várzea de Pedro Mouro, no concelho da Sertã, recebeu mais uma edição do “Down River”, organizada pelos agrupamentos 44 Tomar e 542 Entroncamento.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade