Milhares de escuteiros reúnem-se em acampamentos regionais. Actividades são escola de companheirismo, entreajuda e oração.

Das quase 70 mil crianças, jovens e adultos pertencentes ao Corpo Nacional de Escutas (CNE), mais de 10% estão ou estiveram nos acampamentos regionais agendados para este Verão. O primeiro, no início de Julho, realizou-se em Lamego. Actualmente decorrem encontros dos núcleos pertencentes às regiões dos Açores, Aveiro, Coimbra, Lisboa e Portalegre-Castelo Branco. Ao todo, são mais de 8500 escuteiros.

“Nos acampamentos há sempre coisas imprevistas; desenvolve-se um espírito de partilha e ajuda ao outro, que é importante na pedagogia escutista”, referiu o chefe nacional do CNE, em entrevista à Agência ECCLESIA. Ainda que por vezes esses gestos sejam inconscientes, Carlos Alberto Pereira tem a esperança de que os jovens se recordem dessas experiências de amizade e entreajuda, e as coloquem em prática ao longo das suas vidas. Aprender fazendo é uma das dimensões que o CNE tenta transmitir aos seus membros. O programa dos acampamentos procura que esta vertente se manifeste na oração, na amizade e nos trabalhos práticos desde a montagem das tendas e das infra-estruturas à alimentação, passando pela limpeza dos espaços e pela participação nas diversas actividades. A presença de padres e equipas de leigos dedicadas ao aprofundamento da identidade católica traduz-se em momentos de oração e de reflexão, comunitários e pessoais.

Não podemos deixar de educar para a vivência da fé, afirma o chefe nacional do CNE, que dá como exemplo a “pista da reconciliação” aberta no acampamento regional de Coimbra. Os jovens sobem o trilho, acompanhados por textos de reflexão; chegando ao alto, podem solicitar o sacramento da reconciliação a um padre que os aguarda. Logo a seguir, descem num “slide” de 150 metros, “juntando a aventura da vida à aventura da espiritualidade”.

Texto: Flor de Lis /// Fotografia: Autor desconhecido

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Dia da Internet Mais Segura: Navegar com Responsabilidade

Celebra-se hoje o Dia da Internet Mais Segura. Esta data comemorativa, que avança para a 23.ª edição, pretende sensibilizar os jovens para os perigos da utilização da internet, para que possam navegar de forma responsável.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade