Reencontros e Primeiros Passos
O primeiro contacto com a atividade aconteceu no check-in, onde sorrisos e abraços marcaram reencontros esperados e novas amizades. Cada participante recebeu o merchandising da atividade e mergulhou no imaginário das “Epopeias no Porto”, dramatizado pelo departamento da animação. As tribos foram apresentadas, as bandeirolas criadas e os azulejos personalizados decorados, enquanto uma ceia regional aquecia corpos e corações para a primeira noite de aventuras.
A Cidade como Sala de Aula
O sábado foi dedicado a uma viagem pelo Porto, descobrindo locais icónicos como os Leões, Clérigos, Ribeira e Jardim do Morro. Cada passo da visita guiada,revelava fragmentos da história da cidade, transformando ruas e praças em salas de aula vivas. Entre uma fotografia e outra, os participantes partilharam experiências em Clã. Participaram também em dinâmicas sobre o funcionamento dos Clãs Regionais e Académicos, promovidas pela ClaRAs. Para terminar, cada escuteiro criou anilhas personalizadas. À noite, durante o Fogo de Conselho, cada Clã Académico partilhou as suas peças cómicas, gritos e músicas Escutistas assim como um momento de reflexão onde decoraram um Balão de São João, símbolo de união e criatividade.
Fé e Tradição como Pilares
O domingo começou com a Eucaristia, “o verdadeiro pão de todos os caminheiros”, presidida pelo assistente da Paróquia, Padre Rubens em conjunto com o assistente nacional, Pe. Daniel Nascimento. Seguiu-se a eleição do Clã responsável pelo VII ENCAs, em 2026: o Clã Académico da Beira Interior (CABI) que recebeu simbolicamente a bandeira e o Livro de Ouro do ENCAs, assumindo o compromisso de organizar uma nova edição, desta vez na Covilhã. Um momento que reforçou a continuidade, a responsabilidade e a importância da rede de Clãs Académicos.
Encerramento com Gratidão e Inspiração
A cerimónia de encerramento reuniu palavras de reconhecimento e agradecimento do Assistente Nacional Pe. Daniel Nascimento; Coordenadora da Equipa Nacional da IV, Sara Amaral, Coordenadores da ClaRAs, Carolina Figueiredo e Olavo Estima, Chefe Regional do Porto, Bento Sousa Lopes; Guia de Clã do CAP Sofia Brito e Equipa de Animação do CAP Sónia Pereira, Isabel Silva e Bruno Gouveia.
O VI ENCAs confirmou que os Clãs não estão sozinhos: cada vez mais jovens descobrem novas formas de viver o escutismo académico, fortalecendo a IV secção e criando oportunidades únicas de aprendizagem, amizade e partilha.
O Convite Final: Escreve a Tua Própria Epopeia
O CAP sente-se realizado: o crescimento do ENCAS e a participação ativa de tantos jovens reafirma que o escutismo académico é vivo, dinâmico e cheio de possibilidades.
E tu? Que esperas para fazer parte de um Clã Académico e escrever a tua própria epopeia?
Vemo-nos no VII ENCAS!