Via Sacra junta 800 mil jovens na Colina do Encontro

800 mil jovens responderam ao convite do Papa Francisco e juntaram-se à Via Sacra na Colina do Encontro.

A tarde do quarto dia da JMJ foi dedicada à Via Sacra, com 800 mil jovens, de várias nacionalidades, unidos com o Papa Francisco, na Colina do Encontro, no Parque Eduardo VII. Antes deste momento, Francisco dedicou uma hora a percorrer todo o recinto, um percurso que fez questão de concretizar para estar perto de todos os jovens que participam nesta JMJ. Para cada um deles a simples passagem do Papa Francisco no Papa Móvel, ou um simples acenar, é um sonho concretizado que é acompanhado de muitas lágrimas de felicidade.

No início da Via Sacra, o Papa pediu silêncio para que todos vivessem um momento de introspecção e sublinhou: «Há coisas na vida que nos fazem chorar? Todos na vida choramos, mas Ele chora conosco, acompanha-nos na escuridão que trazemos dentro». E o que parecia impossível aconteceu: A Colina do Encontro foi preenchida pelo silêncio, para que todos vivessem um momento de oração na Via Sacra.

Composta por 14 estações, a Via Sacra contou com a participação de jovens de várias nacionalidades que partilharam as suas histórias de vida.

O Papa voltou a frisar a influência que o telemóvel poderá ter na vida de cada jovem «Aqui estamos, autocentrados, cada um focado no seu telemóvel, nos seus assuntos, na sua ilha, à espera de uma felicidade que não vem”, ouviu-se. Cada um fica à espera do momento ideal, “da pessoa ideal, do trabalho ideal, da Igreja ideal». Contudo, refere o Santo Padre que «a verdadeira felicidade está em deixar-se atrair pelo rosto do outro» e diz ainda que «Amar é arriscado, mas é preciso correr esse risco» porque Jesus quer «curar a nossa solidão, o teu medo, o meu medo».

Texto: Cláudia Xavier

Fotografias: Rui Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.