Robin Escuteiro, por terras do Marão, para ajudar a combater a injustiça e desigualdade social.
E eis que, impetuosamente, ao pôr do sol, montado no seu fogoso cavalo castanho, Robin Escuteiro o dentro da Lei, regressado da IV grande Cruzada, dá entrada na frondosa floresta de Sherwood.
Estava dado o mote para a abertura do XVIII Acareg da Região de Vila Real, presidida pelo Chefe Nacional Norberto Correia e com a presença de diversos membros dos órgãos oficiais da Região, que referiu no seu discurso de abertura que “a chave para o sucesso reside na união do grupo e na capacidade de cada um individualmente desempenhar cabalmente a tarefa que lhe está atribuída para poder, com sucesso, ultrapassar todas as dificuldades que se vos vão deparar não só durante este Acareg mas também pela vida fora”.
Maria Alice Guedes, Chefe Regional de Vila Real, desejou, depois de cumprimentar as entidades presentes, a todos os escuteiros e dirigentes que agarrem a atividade, vivam dentro da Lei do Escuteiro, vivam cada artigo da Lei como Robin, aquele que vive dentro da Lei, e que o façam com alegria, com espírito escutista e acima de tudo com lealdade e muita amizade e saiam desta acampamento com coração cheio de recordações e grandes amigos
Realizado no Centro Regional de Atividades Escutistas de Vila Real, espaço de média montanha, com uma envolvência fantástica, o Acareg da região de Vila Real contou com a presença de 450 participantes oriundos de 15 Agrupamentos.
Divididos em quatro sub-campos: Mirandland onde os Lobitos, com a ajuda de Robin, Miriam, João Pequeno e Frei Tuck, aprenderam a viver segundo a Lei e as Máximas do Lobito, onde se divertiram, brincaram, dançaram e viveram sete dias “Da Melhor Vontade.
Greenwood, terra de descoberta e grandes expedições, onde os Exploradores travaram combates inauditos, onde viajaram na companhia de Robin Escuteiro, o dentro da Lei. Uma viagem que teve um só sentido, um só destino, um só objetivo, com determinação e à luz da Lei do Escuteiro, partir à descoberta, do conhecimento escutista, como naturais exploradores, no respeito pela nossa casa comum.
Blueshire, Onde não sobrevive quem quer, sobrevive quem sabe!, os Pioneiros tiveram de seguir as normas Tuckianas e abraçar este desafio como sendo o seu momento e, para isso, tiveram de ultrapassar todas as etapas teste, conquistar o Blue shield e sobreviver ao grande ataque.
Redwood, onde para os caminheiros o desafio era simples: deixar a terra que conhecem e rumar em direção à pátria de Robin Escuteiro, o dentro da Lei, lugar mítico e cheio de desafios e questionar se será que os fins justificam sempre os meios?.
Domingo, dia 31, os jovens tiveram a oportunidade de receber as suas famílias, celebrar a Eucaristia, presidida pelo Assistente Regional, Padre Ricardo Pinto, partilhar as refeições com as mesmas e conviver no Fogo de Conselho, onde foram contadas as histórias do acampamento, que vão para sempre ficar gravadas na mente e no coração dos participantes.
Um acampamento cheio de oportunidades educativas, onde as crianças e os jovens tiveram oportunidade de viver novas experiências, de conviver e de fazer amigos para a vida.
Texto e fotografia de: Manuel Joaquim.