Vive, Serve e Progride 2022

A 7ª edição da Vive, Serve, Progride decorreu entre os dias 4,5 e 6 de novembro, no Cartaxo.

O Vive, Serve e Progride (VSP) é uma atividade que nasceu do Cenáculo de Santarém, organizada por caminheiros para caminheiros, de serviço e progresso pessoal. A atividade está dividida em três momentos: o Viver, na sexta-feira à noite; o Servir a comunidade, durante todo o dia de sábado; e o Progride, um espaço de crescimento individual e em grupo que se desenrola no domingo.

A sua sétima edição teve lugar no Cartaxo no fim de semana de 4, 5 e 6 de novembro. Contámos com a participação de escuteiros de todo país: 12 regiões, 47 agrupamentos e 214 participantes.

Este ano foi uma antiga lenda chinesa que deu vida à nossa atividade. Esta lenda baseava-se no Imperador Wu Ti que, no ano 121 do calendário chinês, propôs a todos os seus povos que encontrassem um novo herdeiro do Império. Tal como estes povos da China teriam de trabalhar em equipa para completarem esta grande missão, os participantes do VSP foram convidados a descobrir o verdadeiro sentido do caminheirismo.

A atividade teve início na sexta-feira à noite, com a apresentação da Equipa Organizadora, o espetáculo de sombras chinesas de introdução ao imaginário e de grande animação! O dia de sábado foi preenchido por serviços. Cada elemento estava atribuído a uma tribo e cada tribo tinham de realizar dois serviços: um da parte da manhã, outro da parte da tarde. Estes serviços compreendiam: animação em lares e centros de reabilitação, limpeza do canil, serviços porta-a-porta, limpeza de ruas e manutenção de espaços públicos. Todos estes serviços estavam localizados no Cartaxo e periferia.

Depois de um grande dia de vivências foi proposta uma dinâmica de reflexão: cada elemento, em tribo, teria de escrever, num balão, algo positivo do dia que passara e um medo ou inquietação que por vezes escondemos dos outros. De seguida, estes balões eram libertos e, assim, as suas reflexões eram levadas para o mais alto e os medos de cada um jamais voltariam.

Para terminar o dia, foi preparada uma ceia com tudo aquilo que os participantes trouxeram das suas regiões e deu-se um pequeno momento de convívio, partilha e vivacidade.

No domingo, logo a seguir a uma sessão de Tai-chi, foi disposta uma mini feira de divulgação de diversas atividades que a IV Secção tem para oferecer. Tivemos a presença de vários oradores, a maioria participantes no VSP, que puderam dar testemunho das suas experiências.

Sem dúvida que este fim de semana ficará na memória dos nossos participantes. Uma atividade que superou todas as expectativas jamais construídas e cumpriu todos os objetivos para a qual foi concebida: o de proporcionar novas experiências, o de partilhar inúmeras vivências, o de acolher novos elementos, o de servir sem esperar outra recompensa e o de abraçar todas as aprendizagens que o caminheirismo tem para dar.

Desejamos que esta bela atividade chegue a novos caminheiros e que permaneça um lugar de aprendizagem, partilha, serviço e crescimento.

É com uma grande emoção que agradecemos a presença de todos os participantes nesta memoriosa 7.ª Edição do Vive, Serve e Progride.

 

Texto e Fotos: Equipa Organizadora Vive Serve Progride

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

ler mais »

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

ler mais »