Voto de Pesar

O Conselho Nacional de Representantes do CNE aprova voto de pesar relativamente aos últimos acontecimentos na Ucrânia.

O Conselho Nacional de Representantes do Corpo Nacional de Escutas reuniu em Fátima a 5 de março de 2022 e, por proposta da Junta Central, foi aprovado um voto de pesar relativamente aos últimos acontecimentos na Ucrânia.

Nesta nota o CNE expressa «o mais veemente repúdio pela grande violação ao direito internacional na invasão do Estado soberano da Ucrânia, bem como a consequente violação dos mais elementares direitos humanos». Neste sentido, o CNE demonstra «a sua total disponibilidade para colaborar nas medidas e ações que vierem a ser empreendidas para minimizar a crise humanitária, no imediato e no futuro, e promover a salvaguarda da vida, liberdade e segurança das vítimas desta guerra hedionda».

Como membro fundador da WOSM (OMME) o CNE promove a promoção da paz, justiça e direitos humanos e «esperamos que todos os esforços sejam estendidos para garantir a cessação imediata das hostilidades e a proteção de todos os civis (…) dando prioridade à diplomacia para abordar todas as questões pacificamente». Assim sendo, a WOSM e todas as suas associações escutistas membros estão em contato próximo com a NOSU (Organização Nacional Escutista da Ucrânia) que «nos tem mantido informados sobre a evolução da situação para que os escuteiros possam coordenar uma resposta adequada baseada nas necessidades do povo ucraniano». O CNE tem também estabelecido contacto com as associações escutistas dos países nas proximidades da Ucrânia que estão no terreno a coordenar e alocar voluntários onde são mais necessários, bem como a oferecer suprimentos.

Texto: Cláudia Xavier

Imagem: DR

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

FEP participa no Encontro Anual do Grupo de Lisboa

Nos dias 7 e 8 de setembro decorreu em Bolonha, Itália, o encontro anual do Grupo de Lisboa. Este é um grupo europeu que junta países que têm o latim por base na sua língua materna: Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica, Luxemburgo, Suíça e Roménia.

Inscreve-te no Moot 2025: últimos dias!

Se estás a pensar em inscrever-te no Moot 2025, não percas mais tempo: as inscrições para participantes e IST terminam a 15 de setembro. As inscrições para Path Leaders foram prolongadas até 15 de outubro.