
Grupo de Lisboa reúne em Genebra para o Encontro Anual
O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.
A Região de Leiria-Fátima viveu um ano preenchido de atividades. Celebrámos 100 anos de uma vida preenchida, saudável e rica. Entre atividades, dinâmicas, convívios, partilha, entreajuda e espírito aceso, os nossos escuteiros podem afirmar que foi um ano cheio e de festa.
Para encerrar as comemorações deste centenário, a Região organizou um congresso: um dia aberto a todos os agrupamentos e à comunidade, com fóruns, ateliês e palestras. Decorreu no dia 22 de novembro, no centro histórico da Marinha Grande.
Definidos os temas das conferências, faltavam os oradores. Mas quem melhor para falar sobre escutismo, que os próprios escuteiros? Lobitos, Exploradores, Pioneiros, Caminheiros e Dirigentes foram desafiados a partilhar as suas ideias e experiências. Divididos em 4 espaços, com 4 apresentações em simultâneo, os participantes puderam escolher e ouvir os temas que lhes interessavam mais: “Desafios que me fazem crescer”, “Histórias que me fazem feliz”, “Sentir o movimento”, “Sonhar” e “Laços que fortalecem”.
Todos os agrupamentos da Região se fizeram representar, tanto como apresentadores, animadores, oradores ou como ouvintes atentos e participativos. As apresentações revelaram-se bastante criativas, tal como se esperava, vindo dos nossos escuteiros, variando entre vídeos, teatros, canções, conversas e exposições.
Em simultâneo, a organização trouxe convidados especiais para abordar as FACEIS. Pais, assistentes, antigos escuteiros, psicólogos e a primeira dirigente surda do CNE, falaram sobre cada uma das áreas do nosso sistema de progresso.
O dia foi de festa e de partilha. Foi bom ouvir tantos escuteiros a falar sobre diferentes perspectivas do que o escutismo lhes proporciona ou tem proporcionado. É visível que este movimento tem feito jovens mais felizes e conscientes.
A organização agradece a todos os agrupamentos e a todas as entidades que tornaram este evento possível.
Com o Fórum Vozes em Chama a Região de Leiria-Fátima deu por encerrada as comemorações do centenário do escutismo na Região.
Texto e fotos: Junta Regional Leiria-Fátima.

O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.