World Scout Moot 2025: Ovar recebeu Chefes de Contingente vindos dos vários cantos do mundo

Reuniram-se, no Campo Escutista do Buçaquinho, entre 22 e 23 de junho, os Chefes de Contingente e a equipa de preparação do World Scout Moot 2025.

O fim de semana de 22 e 23 de junho foi bastante preenchido para os Chefes de Contingente e da equipa de preparação do World Scout Moot 2025. Enquanto uns percorreram apenas uns quilometros para chegar a Ovar, houve quem tivesse de fazer mais de 5000 km para chegar até ao Campo Escutista do Buçaquinho.

A Federação Escutista de Portugal (FEP) preparou um encontro para dar a conhecer toda a atividade aos Chefes de Contingente dos países que pretendem participar, passando por todas as suas diversas vertentes e pela preparação que está a ser pensada e realizada para organizar a atividade.

Foram mais de 50 os participantes vindos de vários pontos do mundo. Brasil, Chile, EUA, Áustria, Reino Unido, França, Arábia Saudita, Indonésia e Austrália foram apenas alguns dos países que não quiseram perder esta oportunidade.

O fim de semana começou com a apresentação da equipa de planeamento e todos os responsáveis de departamentos, e com as boas vindas da diretora do World Scout Moot, Inês Graça, e da representante do Comité Mundial, Daiana Neil, seguido de apresentações por departamentos. Aqui, os participantes ouviram falar sobre infraestruturas, saúde, segurança, programa de atividades, Safe from Harm (o nosso Escutismo: Movimento Seguro), bem como a forma como estão a ser planeados os Path (caminhos) e o acampamento, entre outros assuntos. 

De tarde, viajaram até ao Buçaquinho, onde estava montado um campo-teste, com casas de banho, 50 tendas – que será o equivalente ao campo de um Path – e diversos jogos. Desta forma, os responsáveis de cada país conseguiram ver como é que o acampamento está a ser preparado a nível de infraestruturas e logística.

O final do dia ficou marcado com a visita ao arraial do Agr. 10 Cedofeita do CNE, onde se conseguiu sentir e partilhar a experiência da cultura dos Santos Populares e de uma noite de São João. 

«Ao vir à reunião, tive as minhas preocupações com diferentes áreas da organização. Mas todas elas foram respondidas ao longo do fim de semana. Recebemos muitas informações, mas também nos divertimos muito na rotina matinal ou na comemoração do São João com a comunidade local. Também estou feliz por termos tido a oportunidade de conhecer outros Chefes de Contingente e manter o contacto para que possamos conversar sobre os desafios que todos enfrentamos durante os preparativos», contou Krzysztof, da Polónia.

No segundo dia, os Chefes de Contingente tiveram ainda a oportunidade de tirar as suas dúvidas diretamente com os responsáveis de cada departamento, num género speed dating. «Esta reunião foi um marco importante no planeamento dos contingentes. Conhecer pessoalmente o comité organizador foi vital para que os Chefes de Contingente compreendessem melhor alguns detalhes e a logística do evento», afirmou Nicholas, da Austrália.

Organizar um evento internacional traz diferentes responsabilidades e desafios. Para além de haver a necessidade de garantir a qualidade do evento, as diferentes nacionalidades têm expectativas diferentes e formas de atuar também elas diferentes que têm de ser tidas em conta. «O planeamento está a correr bem, ainda há algum tempo, mas há tantas coisas para fazer. Há também muitos aspetos deste planeamento que posso trazer para a minha associação e partilhar com eles. Pois algumas coisas são geridas de forma diferente em diferentes países e temos que ver como podemos implementar estas soluções», diz Jonathan, da Malásia.

O World Scout Moot, vai realizar-se em Portugal em 2025 e é um encontro escutista internacional que ocorre de quatro em quatro anos. Reúne jovens escuteiros entre os 18 e os 25 anos, caminheiros ou jovens dirigentes, de várias partes do globo, proporcionando-lhes uma experiência única de convívio, aprendizagem e intercâmbio cultural. O objetivo central do evento é promover a paz, compreensão mútua e fraternidade entre os participantes.

Texto: Sandro Bernardo.

Fotos: João Lopes Cardoso, Gonçalo Pinto e Joana Moreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.