A coligação, Youth on Track, alerta que, sem reformas urgentes, uma nova geração de jovens ficará confinada à opção de transporte mais poluente, em detrimento das metas climáticas da Europa.
As viagens de comboio na Europa são, em média, cinco vezes mais ecológicas do que voar. No entanto, para a maioria dos jovens, voar continua a ser mais barato e mais fácil. Pesquisas mostram que 71% dos jovens entre 15 e 24 anos apontam os preços elevados dos bilhetes como a principal barreira à escolha do comboio, enquanto 28% relatam dificuldades em reservar viagens que combinem dois ou mais operadores ferroviários.
A Comissão Europeia propôs pela primeira vez reformar o transporte ferroviário transfronteiriço em 2021, comprometendo-se com bilhética integrada e um mercado mais justo. Cinco anos depois, a questão volta à agenda do dia. Com a projeção de que as emissões da aviação irão ultrapassar os níveis pré-pandemia, a coligação apela à UE para aproveitar esta segunda oportunidade e implementar reformas significativas através de propostas sobre o bilhete único, direitos dos passageiros e regras de IVA.
Uma coligação pela juventude e pelo planeta
O Youth on Track reúne um grupo diverso de parceiros, incluindo a World Scouting, a European Youth Card Association (EYCA), JEF Europe, Generation Climate Europe, organizações de consumidores como a BEUC, e organizações ambientais como Transport & Environment e Europe on Rail. Juntos, representam milhões de jovens, passageiros ferroviários e defensores do clima em toda a Europa.
A coligação defende quatro reformas principais:
- Bilhetes online integrados: garantir interoperabilidade entre operadores e fronteiras.
- Preços transparentes: fornecer informações claras sobre tarifas, descontos, assistência à mobilidade e transporte de bicicletas.
- Tributação mais justa entre avião e comboio: isentar o transporte ferroviário internacional de IVA e eliminar privilégios fiscais da aviação, reinvestindo parte das receitas na modernização das ferrovias europeias.
- Direitos dos passageiros reforçados: garantir que os viajantes possam apanhar o próximo comboio disponível sem custo adicional caso percam uma ligação.
World Scouting: Capacitar jovens para escolhas sustentáveis
O objetivo desta iniciativa é proporcionar aos jovens condições para viver de acordo com os seus valores de sustentabilidade e cidadania global. Com viagens de comboio acessíveis, milhões de escuteiros em toda a Europa podem conectar-se transfronteiriçamente, fazer voluntariado em diferentes comunidades e participar em intercâmbios educativos e culturais sem sacrificar o ambiente.
«Com projetos locais e iniciativas globais como o Earth Tribe, os escuteiros já estão a proteger o nosso planeta,» disse Reinout Joostens, representante externo da Região Escutista Europeia. «Os jovens não conseguem fazer escolhas amigas do clima devido a barreiras sistémicas, como o elevado custo dos transportes sustentáveis. Agir na reforma ferroviária é apoiar os jovens e defender políticas que correspondam às metas climáticas da Europa e capacitem as futuras gerações.»
Através de iniciativas educativas como o Earth Tribe, os escuteiros adquirem competências práticas para adotar um estilo de vida sustentável e mobilizar as suas comunidades. Por toda a Europa, projetos como o Boranka, na Croácia, que reflorestou áreas destruídas por incêndios, e programas Leave No Trace, que oferecem aos escuteiros ferramentas para minimizar a sua pegada ambiental, mostram como os jovens já vivem a sustentabilidade na prática. Através destas experiências, podemos garantir que as nossas escolhas diárias, seja em viagens, consumo ou envolvimento comunitário, contribuem para uma Europa mais verde e conectada.
«Acredito que a mobilidade juvenil de comboio não é apenas conectar cidades, conecta pessoas e oportunidades, promove a sustentabilidade e fomenta a compreensão intercultural, enquanto fortalece a coesão da Europa.»
– Martine Kemp, Membro do Parlamento Europeu, Comissária de Formação LGS
Rumo a uma Europa mais verde e conectada
A coligação apresentou a sua declaração no evento Youth on Track: Towards Better European Rail, organizado no Parlamento Europeu a 30 de setembro pelos eurodeputados Lena Schilling (Verdes/AT), Martine Kemp (PPE/LU) e Thomas Pellerin (S&D/FR).
O envolvimento da World Scouting reflete a sua defesa mais ampla da ação climática e do desenvolvimento sustentável. Isto está alinhado com a sua Estratégia para o Escutismo 2033 e a Estratégia Climática da WOSM, que apelam a mudanças sistémicas para reduzir emissões e capacitar os jovens a liderar soluções climáticas. Faz parte do compromisso do Escutismo Mundial atingir a neutralidade de carbono até 2030.
À medida que a Europa considera estas reformas, escuteiros e parceiros apelam a um sistema de transportes que torne a viagem sustentável a escolha mais fácil para o planeta, para os jovens e para as futuras gerações.