
Grupo de Lisboa reúne em Genebra para o Encontro Anual
O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.
Após três anos de interrupção, o Rock in Scouts regressou a Évora.
O Polivalente do Bacelo, em Évora, recebeu no dia 25 de março a 12ª edição do Rock in Scouts, um festival de música escutista organizado exclusivamente pela Comunidade 10, do agrupamento 890, Évora. Este festival, pretende promover a canção escutista, o convívio entre escuteiros, o desenvolvimento da criatividade e talento, estimular vocações e possibilitar o progresso individual ou coletivo na Metodologia Escutista.
Após três anos de interrupção, devido à pandemia, o Rock in Scouts regressou e recebeu a participação de cinco grupos, oriundos de três agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas (CNE): 890 Évora, 1085 Reguengos de Monsaraz e 1052 Quarteira. Esta edição permitiu ainda a participação de escuteiros fora do ativo.
Os grandes vencedores de uma noite repleta de partilha, música e fraternidade, foram os Eco 1052, com a canção “O início”. O segundo lugar foi atribuído ao Clã 12, versão 2010, com a canção “Ser escuteiro” e o terceiro lugar foi atribuído aos Jungle Fever, com a canção “890 a bombar”.
A Comunidade 10 está agora «com os olhos postos no futuro», este foi «o recomeço necessário para continuar. Já estamos ansiosos com a 13ª edição!».
Texto: Comunidade 10 do Agr. 890 Évora, Cláudia Xavier
Fotografias: Comunidade 10 do Agr. 890 Évora

O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.