Celebrar o Dia do Fundador agindo sobre dois dos maiores flagelos da Sociedade Civil actual, a Pobreza e Exclusão Social.

Habitualmente referido em Portugal como dia de BP ou dia do fundador, este é o dia em que os escuteiros e guias de todo o mundo celebram os aniversários dos primeiros chefes mundiais, Robert e Olave Baden-Powell, reflectindo no significado do escutismo e do guidismo e promovendo actividades de ajuda ao próximo.
O Dia do Pensamento foi criado em 1926 durante a IV Conferência Internacional das Guias e Escuteiras, mas ao longo dos anos tornou-se celebrado universalmente por escuteiros e guias.
Todos os anos a WOSM e a WAGGS escolhem um tema a ser debatido e desenvolvido por todos os escuteiros e guias neste dia e este ano o tema é “Juntos podemos acabar com a pobreza extrema e a fome”, um dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio definidos pelas Nações Unidas.

Em Portugal, a Secretaria Internacional do CNE adoptou como tema o “Combate à Pobreza e à Exclusão Social”, à semelhança da temática do ano Europeu. O tema escolhido pretende fazer com que os escuteiros percepcionem o mundo que os rodeia agindo local e globalmente. Na página da Secretaria Internacional já se encontram disponíveis fichas explicativas com sugestões de actividades para cada secção.

Texto: Cláudia Gomes /// Fotografia: Arquivo WOSM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.