3 Benefícios de ter uma amizade internacional

Fazer amigos de diferentes partes do mundo pode mudar a tua vida. Descobre como!

A amizade é uma das ligações humanas mais significativas que todos conhecemos. É fácil fazermos amigos entre vizinhos, colegas de turma, colegas de trabalho, ou pessoas com as quais nos cruzamos em atividades, como no desporto ou no escutismo.

Mas… E tu, já fizeste um amigo de outro país?

Podes surpreender-te com os benefícios que as amizades internacionais te podem trazer, seja a nível de desenvolvimento ou realização pessoal.

Irás admirar-te com as semelhanças e as diferenças, expandir as tuas perspetivas, desenvolver novas habilidades e talvez disfrutares de viagem únicas!

Descobre os três benefícios que ter amigos internacionais:

1 – Obter uma visão global

Aumentar o teu círculo de amigos além-fronteiras é uma aventura que ampliará a tua perspetiva sobre o mundo – incluindo sobre o local onde vives!

Conhecer pessoas de diferentes países significa conhecer diferentes culturas, tradições, hábitos, comidas, idiomas, valores, ideias e muito mais. O que para ti é “comum” ou “normal” poderá ser uma novidade para amigos de outra parte do mundo.

A visão global irá ajudar-te a apreciar diferentes pontos de vista e conhecerás muitas maneiras certas de fazer uma só coisa. Encontrar-te-ás naturalmente, ao aplicares os princípios do diálogo e construção da paz. É um “ganha-ganha”: A realidade do teu novo amigo abrirá a tua perspetiva e vice-versa.

2 – Melhorar as tuas capacidades de comunicação

Costuma-se dizer-se que os sorrisos são uma linguagem universal!

As diferenças de idioma podem parecer um obstáculo no início, mas encontrares maneiras de te entenderes com o teu novo amigo é parte da diversão! É uma oportunidade de aprenderes a dizer “Olá” em diferentes idiomas e ajudar quem está do outro lado a aprender o teu idioma.

Enquanto isso, conseguirás desenvolver habilidades valiosas de comunicação e relações interpessoais, como a paciência, gentileza, linguagem corporal e escuta ativa.

Se falas inglês, francês, espanhol, árabe, português ou qualquer um dos mais de 7100 idiomas do mundo – estamos todos unidos por alguns traços comuns. Isto é aplicável especialmente para os escuteiros, unidos por um ideal, um lenço, um uniforme e os valores da Promessa e da Lei.

Quanto mais manteres contacto, mais irás praticar e mais fácil será! Para te ajudar a estabelecer uma conversa com os teus novos amigos internacionais, lê o artigo “10 temas de conversa para conhecer escuteiros de outros países”.

3 – Sente-te em casa no mundo

Com a tua recém-descoberta perspetiva e as tuas fantásticas capacidades de comunicação, um dia poderás ter a oportunidade de visitar amigos em lugares distantes e oferecer a tua casa para receberes amigos na tua cidade. Não seria divertido?

Depois de fazeres novas amizades e conheceres mais sobre os teus amigos internacionais, a sua terra natal poderá tornar-se a tua segunda casa. Poderás descobrir novas experiências nos seus países de origem e criar laços ainda mais fortes.

Estes são apenas três dos muitos benefícios que poderás descobrir ao expandires as tuas amizades além-fronteiras. Poderás divertir-te sabendo que podes conhecer pessoas ao redor do mundo, com quem te poderás relacionar e acima de tudo aprender.

Constrói conexões globais no Escutismo

Ser escuteiro abre oportunidades para conhecer novas pessoas, seja em eventos regionais, nacionais ou mundiais.

Por exemplo, são organizadas atividades mundiais, como o Jamboree e o Jota Joti. Este último, é uma atividade gratuita e permitirá que te conectes com escuteiros, seja através de rádio ou online.

Como escuteiros, queremos divertir-nos – e o nosso tipo de diversão favorito expande os nossos horizontes! Não há dúvida: Quando estamos unidos, criamos um mundo melhor!

Tradução: Cláudia Xavier.

Fonte: OMME

Fotografia: OMME, CNE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

ler mais »

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

ler mais »