400 escuteiros peregrinam com Maria

Começa hoje a Peregrinação «Anda com Maria» que leva consigo a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima até à JMJ, em Lisboa.

A Missa do Peregrino no Santuário de Fátima, marca o arranque da Peregrinação «Anda com Maria», que levará a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima até Lisboa. São mais de 100 quilómetros de Peregrinação, que culminará em Vila Franca de Xira com uma Peregrinação Marítima até ao Terreiro do Paço, em Lisboa.

Uma equipa de quase 30 voluntários, está muito entusiasmada com todo este trabalho tem tudo muito organizado em todas as tarefas que os esperam ao longo de todo o percurso. Paulo Santos, dirigente responsável pela organização da peregrinação «Anda com Maria» refere que a equipa espera que os cerca de 400 participantes, na sua maioria escuteiros franceses tenham a oportunidade «de vivências que marquem a sua passagem pela Jornada Mundial da Juventude e por Portugal». Ao longo do caminho «vamos ter várias oportunidades de comunhão com as comunidades, com os mais velhos e com os mais novos, há também agrupamentos de escuteiros que se juntam a nós em muitas localidades para que haja uma partilha comum», explica o Paulo Santos.

A logística foi preparada ao pormenor, sendo as refeições asseguradas pela organização. Existe também uma equipa de saúde «gerida pela Ordem de Malta, que nos vai acompanhando». No dia 31 de julho, os peregrinos chegarão a Vila Franca de Xira para a Peregrinação Marítima, com cerca de 40 embarcações envolvidas e o apoio de várias entidades locais e nacionais. Do ponto de vista pastoral, Paulo Santos explica que a Peregrinação «Anda Com Maria» tem «um conjunto de desafios a fazer a estes jovens durante o percurso. Temos oportunidades de criar fóruns para debater ou esclarecer dúvidas. Teremos Fogo de Conselho, jogos e atividades de escuteiros que certamente irão fazer com que na chegada seremos todos UM, sejamos todos uma família».

Sabe mais sobre a Peregrinação «Anda com Maria» inserida nas atividades dinamizadas para a JMJ, no site do CNE criado para o efeito, disponível neste link.

Texto: Cláudia Xavier

Fotografias: António Rendeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

ler mais »

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

ler mais »