O Jamboree Mundial celebrou ontem a diversidade cultural com toda a pompa e circunstância. Os escuteiros tiveram a oportunidade de conhecer tradições de todo o mundo.

Durante o dia, os jovens prepararam pequenas, mas elaboradas demonstrações da sua cultura, ora com cozinhados típicos, danças ou trajes tradicionais ou até com jogos e músicas do seu país.

Os escuteiros portugueses empenharam-se, acima de tudo, na confeção de arroz doce e leite creme, petiscos salgados e, para tornar tudo ainda mais autêntico, alguns jovens e dirigentes vestiram-se a rigor para receber os visitantes de outros países.

À noite, todo o campo participou na Festa das Nações. A festa arrancou com um show de mariachis e bailarinas mexicanas e, depois de proferidas preces de várias fés (ora lidas, ora cantadas), o Governador da Virgínia Ocidental, Jim Justice, deu calorosas boas-vindas a todos os escuteiros e convidou-os a explorar este Estado americano.

A cerimónia principal contou, também, Jayathma Wickramanayake, enviada para a Juventude do Secretário Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que desafiou os milhares de escuteiros a serem elementos de mudança no mundo e a serem “campeões da paz” nas suas comunidades.

Entre efeitos de luz e um espetáculo montado para impressionar, os três apresentadores (representando os três países co-organizadores do 24º Jamboree Mundial) guiaram a multidão pela cerimónia que viria a unir as mais de 45 mil pessoas presentes na arena.

O pico de êxtase chegou quando no palco surgiram quatro cantores/atores da Broadway para cantar conhecidas músicas da Disney. Em uníssono e a cantar as versões nas suas próprias línguas, os 45 mil jovens dançaram ao som de clássicos de filmes como O Rei Leão, Frozen ou A Pequena Sereia.

Texto de: Rita Oliveira. Fotografia de: Boy Scouts of America.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE na 11ª Assembleia Geral da WSPU no Quénia

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

Escuteiros do CNE participam no The Academy 2025 na Grécia

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

CNE presente no Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da CICE

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.

CNE presente no seminário “Leaven in the Dough” da CICE

O seminário do projeto “Leaven in the Dough – Driving Social Change through Scouting” (Fermento na Massa – Conduzir a uma mudança social através do Escutismo), promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Frascati, Roma.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade