O Jamboree Mundial celebrou ontem a diversidade cultural com toda a pompa e circunstância. Os escuteiros tiveram a oportunidade de conhecer tradições de todo o mundo.

Durante o dia, os jovens prepararam pequenas, mas elaboradas demonstrações da sua cultura, ora com cozinhados típicos, danças ou trajes tradicionais ou até com jogos e músicas do seu país.

Os escuteiros portugueses empenharam-se, acima de tudo, na confeção de arroz doce e leite creme, petiscos salgados e, para tornar tudo ainda mais autêntico, alguns jovens e dirigentes vestiram-se a rigor para receber os visitantes de outros países.

À noite, todo o campo participou na Festa das Nações. A festa arrancou com um show de mariachis e bailarinas mexicanas e, depois de proferidas preces de várias fés (ora lidas, ora cantadas), o Governador da Virgínia Ocidental, Jim Justice, deu calorosas boas-vindas a todos os escuteiros e convidou-os a explorar este Estado americano.

A cerimónia principal contou, também, Jayathma Wickramanayake, enviada para a Juventude do Secretário Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que desafiou os milhares de escuteiros a serem elementos de mudança no mundo e a serem “campeões da paz” nas suas comunidades.

Entre efeitos de luz e um espetáculo montado para impressionar, os três apresentadores (representando os três países co-organizadores do 24º Jamboree Mundial) guiaram a multidão pela cerimónia que viria a unir as mais de 45 mil pessoas presentes na arena.

O pico de êxtase chegou quando no palco surgiram quatro cantores/atores da Broadway para cantar conhecidas músicas da Disney. Em uníssono e a cantar as versões nas suas próprias línguas, os 45 mil jovens dançaram ao som de clássicos de filmes como O Rei Leão, Frozen ou A Pequena Sereia.

Texto de: Rita Oliveira. Fotografia de: Boy Scouts of America.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE presente no International Commissioner Forum em Malta

Entre os dias 5 e 8 de dezembro, em Malta, tivemos a oportunidade de discutir temas como a inclusão, Safe from Harm, retenção de voluntários, liderança nas equipas internacionais, o papel do Secretário Internacional, entre muitos outros.

CNE participa no The Academy 2024 em Cracóvia

Dois Dirigentes do CNE marcaram presença na edição deste ano do The Academy, um evento europeu de formação para escuteiros e guias, que se realizou entre 22 e 27 de novembro em Cracóvia, na Polónia.