O Jamboree Mundial celebrou ontem a diversidade cultural com toda a pompa e circunstância. Os escuteiros tiveram a oportunidade de conhecer tradições de todo o mundo.

Durante o dia, os jovens prepararam pequenas, mas elaboradas demonstrações da sua cultura, ora com cozinhados típicos, danças ou trajes tradicionais ou até com jogos e músicas do seu país.

Os escuteiros portugueses empenharam-se, acima de tudo, na confeção de arroz doce e leite creme, petiscos salgados e, para tornar tudo ainda mais autêntico, alguns jovens e dirigentes vestiram-se a rigor para receber os visitantes de outros países.

À noite, todo o campo participou na Festa das Nações. A festa arrancou com um show de mariachis e bailarinas mexicanas e, depois de proferidas preces de várias fés (ora lidas, ora cantadas), o Governador da Virgínia Ocidental, Jim Justice, deu calorosas boas-vindas a todos os escuteiros e convidou-os a explorar este Estado americano.

A cerimónia principal contou, também, Jayathma Wickramanayake, enviada para a Juventude do Secretário Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que desafiou os milhares de escuteiros a serem elementos de mudança no mundo e a serem “campeões da paz” nas suas comunidades.

Entre efeitos de luz e um espetáculo montado para impressionar, os três apresentadores (representando os três países co-organizadores do 24º Jamboree Mundial) guiaram a multidão pela cerimónia que viria a unir as mais de 45 mil pessoas presentes na arena.

O pico de êxtase chegou quando no palco surgiram quatro cantores/atores da Broadway para cantar conhecidas músicas da Disney. Em uníssono e a cantar as versões nas suas próprias línguas, os 45 mil jovens dançaram ao som de clássicos de filmes como O Rei Leão, Frozen ou A Pequena Sereia.

Texto de: Rita Oliveira. Fotografia de: Boy Scouts of America.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Moot: Path Leaders já preparam os trilhos

A organização do Moot lançou esta semana a aplicação Moot onde os participantes da atividade vão poder conhecer-se, relacionar-se e trabalhar os trilhos.

Edição 2024 do AGORA

Está aberta a Open Call para que possas participar na edição deste ano do AGORA.