Alcateia do Agr. 729 recolhe 20 quilos de lixo marinho
Ao longo do mês de novembro, o Corpo Nacional de Escutas é convidado a celebrar o Mês do Mar, através de várias iniciativas.
Durante estas celebrações, os Agrupamentos devem realizar ações que procurem abordar o tema focal da iniciativa, que é o lixo marinho, escolhendo um espaço como um curso de água, uma praia ou um lago, e realizando uma ação de limpeza. A Alcateia do Agrupamento 729 Cascais abraçou este desafio, dirigindo-se para a Praia da Rainha, em Cascais. Ao longo de uma tarde de muito trabalho, os lobitos recolheram sete sacos de lixo, que resultaram em 20 quilos de lixo recolhido. Esta experiência permitiu aos lobitos aprender mais sobre o impacto que o ser humano tem na vida marinha e a importância da prática da reciclagem para evitar que grande parte do lixo chegue às praias e, por consequência, ao oceano. Ao longo dos anos, o projeto do Mês do Mar já resultou em várias toneladas de lixo marinho recolhido pelos escuteiros em praias de todo o país
O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.
Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.
De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.
Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.