
Vem fazer voluntariado internacional na Irlanda!
Larch Hill está à procura de cinco voluntários para a temporada de verão (2 de junho a 29 de agosto)!
O Conselho Nacional Plenário do Corpo Nacional de Escutas reuniu este sábado, dia 11 de março, em Fátima, no Steyler Fatima Hotel, Congress & Spa e contou com a participação de 213 conselheiros de todo o país, incluindo ilhas.
O Conselho Nacional Plenário do Corpo Nacional de Escutas (CNE) começou com as boas vindas do Presidente da Mesa dos Conselhos Nacionais, João Armando Gonçalves e com a oração inicial, presidida pelo Assistente Nacional, Pe. Luís Marinho, que mesmo à distância se juntou ao Conselho Nacional através da plataforma Zoom.
O Conselho continuou com o período antes da ordem do dia, onde foram abordados temas como a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o Uniforme, o Encontro com os ODS (que se realizará em Lisboa nos dias 15 e 16 de abril), o Entrelinhas, a Festa do Centenário, os abusos sexuais na Igreja e no Movimento e com a explicação de como o Escutismo Movimento Seguro pode ser uma ferramenta de prevenção.
Depois das intervenções dos conselheiros antes da ordem do dia, foi apresentado o Relatório Contas de 2021 – 2022 que, após o período de perguntas, foi a votação de todos os presentes. Com 213 conselheiros presentes, o relatório foi aprovado por maioria, com dois votos contra e 15 abstenções.
Seguiu-se o almoço e posteriormente, o chefe nacional, Ivo Faria, fez o balanço do Triénio 2020 – 2023. Em seguida, foram a votação as listas únicas para o próximo triénio 2023 – 2026, para a Mesa dos Conselhos Nacionais – lista composta por João Armando Gonçalves, Jorge Noro, Joana Bastos, Catarina Ribeiro, Diana Neves, Rui Inácio e Pe. Luís Marinho – e para a Comissão Eleitoral Nacional – lista composta por Luísa Lemos, Manuela Rodrigues e Teresa Carreira. No que diz respeito às votações, a Mesa dos Conselhos Nacionais foi eleita com 206 votos úteis, dos quais 195 votos a favor, cinco votos contra, e seis votos em branco. A Comissão Eleitoral Nacional com 207 votos úteis, dos quais 191 votos a favor, sete votos contra e nove votos em branco.
O período pós ordem do dia ficou marcado pelas palavras de Manuel Lavadinho, que fez um balanço do seu trabalho e cessa o seu mandato como Secretário Nacional para a Gestão. Também Raquel Kritinas, que cessa o seu mandato como Secretária Nacional Pedagógica, fez questão de agradecer a todos que a acompanharam no seu mandato, deixando palavras de desafio para o futuro da nova equipa que irá iniciar funções.
Ivo Faria, Chefe Nacional do CNE, agradeceu a todos os que estiveram em funções nos órgãos, entre os quais a Junta Central, a Mesa dos Conselhos Nacionais e Comissão Eleitoral Nacional. Desejou felicidades aos novos membros que ainda vão tomar posse. Convidou todos os presentes a trabalharem em conjunto com a nova junta que irá tomar posse para construírem e enriquecerem o novo plano trienal. Fez também questão de convidar todos os conselheiros a juntarem-se à Festa do Centenário, que será realizada em Braga, nos dias 27 e 28 de maio.
A Mesa dos Conselhos Nacionais que terminou o seu mandato (2020-2023) apresentou o seu balanço de todo o trabalho realizado.
Seguiu-se a tomada de posse da nova Mesa dos Conselhos Nacionais e o Conselho encerrou os trabalhos com uma oração partilhada por todos os conselheiros presentes.
Texto e Foto: Cláudia Xavier
Larch Hill está à procura de cinco voluntários para a temporada de verão (2 de junho a 29 de agosto)!
Nos dias 10 e 11 de maio, o Centro Nacional de Atividades Escutistas de Idanha-a-Nova irá receber o I Encontro Caminho Ibérico, uma iniciativa conjunta entre o CNE e a associação espanhola Movimiento Scout Católico (MSC).
O Centro Nacional de Atividades Escutistas, em Idanha-a-Nova, será o ponto de encontro para escuteiros ibéricos entre 10 e 11 de maio para trabalharem o tema da proteção de crianças e jovens.
Decorreu entre 9 e 12 de março um encontro de Assistentes e Animadores Espirituais na Eslováquia promovido pela região europeia da CICE e CICG.
© 2022 escutismo.pt Desenvolvido por Brand by Difference