Conselho Nacional Plenário

O Conselho Nacional Plenário do Corpo Nacional de Escutas reuniu este sábado, dia 11 de março, em Fátima, no Steyler Fatima Hotel, Congress & Spa e contou com a participação de 213 conselheiros de todo o país, incluindo ilhas.

O Conselho Nacional Plenário do Corpo Nacional de Escutas (CNE) começou com as boas vindas do Presidente da Mesa dos Conselhos Nacionais, João Armando Gonçalves e com a oração inicial, presidida pelo Assistente Nacional, Pe. Luís Marinho, que mesmo à distância se juntou ao Conselho Nacional através da plataforma Zoom.

O Conselho continuou com o período antes da ordem do dia, onde foram abordados temas como a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o Uniforme, o Encontro com os ODS (que se realizará em Lisboa nos dias 15 e 16 de abril), o Entrelinhas, a Festa do Centenário, os abusos sexuais na Igreja e no Movimento e com a explicação de como o Escutismo Movimento Seguro pode ser uma ferramenta de prevenção.

Depois das intervenções dos conselheiros antes da ordem do dia, foi apresentado o Relatório Contas de 2021 – 2022 que, após o período de perguntas, foi a votação de todos os presentes. Com 213 conselheiros presentes, o relatório foi aprovado por maioria, com dois votos contra e 15 abstenções.

Seguiu-se o almoço e posteriormente, o chefe nacional, Ivo Faria, fez o balanço do Triénio 2020 – 2023. Em seguida, foram a votação as listas únicas para o próximo triénio 2023 – 2026, para a Mesa dos Conselhos Nacionais – lista composta por João Armando Gonçalves, Jorge Noro, Joana Bastos, Catarina Ribeiro, Diana Neves, Rui Inácio e Pe. Luís Marinho – e para a Comissão Eleitoral Nacional – lista composta por Luísa Lemos, Manuela Rodrigues e Teresa Carreira. No que diz respeito às votações, a Mesa dos Conselhos Nacionais foi eleita com 206 votos úteis, dos quais 195 votos a favor, cinco votos contra, e seis votos em branco. A Comissão Eleitoral Nacional com 207 votos úteis, dos quais 191 votos a favor, sete votos contra e nove votos em branco.

O período pós ordem do dia ficou marcado pelas palavras de Manuel Lavadinho, que fez um balanço do seu trabalho e cessa o seu mandato como Secretário Nacional para a Gestão. Também Raquel Kritinas, que cessa o seu mandato como Secretária Nacional Pedagógica, fez questão de agradecer a todos que a acompanharam no seu mandato, deixando palavras de desafio para o futuro da nova equipa que irá iniciar funções.

Ivo Faria, Chefe Nacional do CNE, agradeceu a todos os que estiveram em funções nos órgãos, entre os quais a Junta Central, a Mesa dos Conselhos Nacionais e Comissão Eleitoral Nacional. Desejou felicidades aos novos membros que ainda vão tomar posse. Convidou todos os presentes a trabalharem em conjunto com a nova junta que irá tomar posse para construírem e enriquecerem o novo plano trienal. Fez também questão de convidar todos os conselheiros a juntarem-se à Festa do Centenário, que será realizada em Braga, nos dias 27 e 28 de maio.

A Mesa dos Conselhos Nacionais que terminou o seu mandato (2020-2023) apresentou o seu balanço de todo o trabalho realizado.

Seguiu-se a tomada de posse da nova Mesa dos Conselhos Nacionais e o Conselho encerrou os trabalhos com uma oração partilhada por todos os conselheiros presentes.

Texto e Foto: Cláudia Xavier


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

ler mais »

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

ler mais »