A Peregrinação «Anda com Maria», para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), acontecerá de 27 a 31 de julho. São mais de 100 quilómetros percorridos, desde Fátima até Lisboa, em cinco dias. Esta peregrinação, é organizada pelo CNE tendo a coorganização do Santuário de Fátima, e será realizada com a imagem de Nossa Senhora de Fátima (Imagem Peregrina nº2), num modelo de procissão que atravessa várias localidades, chegando a Lisboa numa peregrinação marítima.
Paulo Santos, dirigente do CNE e coordenador da Peregrinação, explica que esta ideia surgiu após se saber que a JMJ seria em Lisboa «mal se soube que a JMJ seria em agosto de 2023, veio esta ideia, sem saber nada de data do Papa, entendemos que, mesmo acreditando que os peregrinos iam estar por Fátima, seria importante levar Nossa Senhora ao Papa e à JMJ».
«Anda com Maria», é uma peregrinação a caminho da JMJ que pretende acolher participantes de todas as localidades «onde pararmos a pernoitar, faremos uma procissão com a Imagem para que os locais se possam juntar a nós, depois teremos todas as noites uma vigília com o pároco local e com material de apoio do Santuário de Fátima», esclarece Paulo Santos.
A 31 de julho, o último dia da peregrinação, é esperada a chegada a Vila Franca de Xira, onde a Imagem Peregrina seguirá em peregrinação marítima até ao Terreiro do Paço, em Lisboa. Este momento será concretizado através do apoio «das Câmara Municipais e da Marinha Portuguesa».
Após a sua chegada, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, ficará em Lisboa até ao dia 6 de agosto, na Igreja de São Tomás de Aquino, onde serão dinamizadas várias atividades pelos escuteiros.
Até ao dia 30 de junho podes garantir a tua participação e conheceres todos os detalhes sobre a Peregrinação «Anda com Maria», através deste formulário (Disponível neste link). Será uma oportunidade única de trilhares caminho, como peregrino, até à Jornada Mundial da Juventude, que decorrerá em Lisboa entre os dias 1 e 6 de agosto.