«Anda com Maria» desafia escuteiros a caminharem pela Paz

«Anda com Maria» é a primeira atividade escutista da JMJ Lisboa. As inscrições estão abertas até 30 de junho.

A Peregrinação «Anda com Maria», para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), acontecerá de 27 a 31 de julho. São mais de 100 quilómetros percorridos, desde Fátima até Lisboa, em cinco dias. Esta peregrinação, é organizada pelo CNE tendo a coorganização do Santuário de Fátima, e será realizada com a imagem de Nossa Senhora de Fátima (Imagem Peregrina nº2), num modelo de procissão que atravessa várias localidades, chegando a Lisboa numa peregrinação marítima.

Paulo Santos, dirigente do CNE e coordenador da Peregrinação, explica que esta ideia surgiu após se saber que a JMJ seria em Lisboa «mal se soube que a JMJ seria em agosto de 2023, veio esta ideia, sem saber nada de data do Papa, entendemos que, mesmo acreditando que os peregrinos iam estar por Fátima, seria importante levar Nossa Senhora ao Papa e à JMJ».

«Anda com Maria», é uma peregrinação a caminho da JMJ que pretende acolher participantes de todas as localidades «onde pararmos a pernoitar, faremos uma procissão com a Imagem para que os locais se possam juntar a nós, depois teremos todas as noites uma vigília com o pároco local e com material de apoio do Santuário de Fátima», esclarece Paulo Santos.

A 31 de julho, o último dia da peregrinação, é esperada a chegada a Vila Franca de Xira, onde a Imagem Peregrina seguirá em peregrinação marítima até ao Terreiro do Paço, em Lisboa. Este momento será concretizado através do apoio «das Câmara Municipais e da Marinha Portuguesa».

Após a sua chegada, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, ficará em Lisboa até ao dia 6 de agosto, na Igreja de São Tomás de Aquino, onde serão dinamizadas várias atividades pelos escuteiros.

Até ao dia 30 de junho podes garantir a tua participação e conheceres todos os detalhes sobre a Peregrinação «Anda com Maria», através deste formulário (Disponível neste link). Será uma oportunidade única de trilhares caminho, como peregrino, até à Jornada Mundial da Juventude, que decorrerá em Lisboa entre os dias 1 e 6 de agosto.

«Como Maria Peregrina da Paz»

Raquel Kritinas, coordenadora do CNE para a JMJ Lisboa 2023, explica que «Apresentámos ao COL uma dinâmica, de promoção e educação para a paz, “Como Maria Peregrina da Paz”, é o mote aos Pastorinhos de Fátima e, no contexto em que vivemos, em que cada vez mais é preciso trabalhar e educar os nossos jovens para a paz, teremos dinâmicas que incluirão o diálogo intercultural e inter-religioso».

Para a Raquel, esta é uma oportunidade de vivenciar o desafio lançado por Baden-Powell, concretamente «juntar todos os escuteiros do mundo num jamboree mundial, numa altura em que o mundo vivia em guerra». Acrescenta ainda que «a ideia foi baseada numa promessa, a nossa promessa escutista, para que os escuteiros fossem promotores da paz e nesse sentido, somos um movimento que educa para a paz, uma fraternidade mundial grande, e pegar neste tema é levar a paz a outros jovens».

No ano em que o CNE comemora 100 anos de existência, muitas têm sido as atividades com ligações à JMJ inseridas nas comemorações do Centenário. Na JMJ «O Centenário vai viver connosco (…). Adianto que vamos ter uma celebração no dia 2 de agosto, no âmbito da JMJ, com os escuteiros participantes. Será a Missa do Centenário e isso faz-nos viver esta atividade de forma intensa», revela a coordenadora da JMJ.

Texto: Agência ECCLESIA e CNE@JMJ 

Fonte: Agência ECCLESIA

Fotografia: CNE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

ler mais »

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

ler mais »