No dia 3 de Fevereiro, escuteiros de todo o mundo participaram no diálogo global do Banco Mundial, a primeira fase de desenvolvimento da Estratégia Ambiental para 2010.

O Banco Mundial acredita que a sua Estratégia Ambiental levará a uma abordagem eficiente da sustentabilidade ambiental que por sua vez se traduzirá no desenvolvimento sustentável dos países emergentes e em vias de desenvolvimento.

Sendo parte da consulta aos stakeholders do Banco Mundial, e a fim de preparar a definição da estratégia, a WOSM foi convidada para ajudar a preparar consulta aos jovens a partir dos escritórios de representação do Banco Mundial em Bruxelas. Os debates tiveram lugar em 7 cidades (Adis Ababa, Bruxelas, Cairo, Chisinau, Georgetown, Nairobi, Washington) por videoconferência e houve escuteiros presentes em todas as cidades, excepto Washington. Os participantes incluíam, entre outros, as Guias, membros de grupos escolares, departamentos governamentais para a juventude, o Fórum Europeu da Juventude, o British Council, ONGs locais dedicadas aos jovens e estudantes universitários.

Jaakko Weuro, escuteiro da Finlândia, moderou os debates, aumentando assim a visibilidade do Escutismo. Os debates foram animados e centraram-se em várias questões como a visibilidade dos assuntos ambientais e a importância de melhores sistemas educativos, a necessidade de trabalhar mais na base das organizações assim como vários outras questões específicas de cada país.
Os representantes do Escutismo sublinharam o seu impacto relembrando que um movimento de jovens global como a WOSM são organizações que funcionam de baixo para cima, e como tal, para chegar ao nível da base o principal objectivo de organizações internacionais como o Banco Mundial – é preciso ter em conta as realidades e possibilidades das comunidades, incluindo o processo de financiamento e os resultados esperados.

Esta consulta inicial vai continuar online e as várias partes interessadas vão poder continuar a enviar os seus comentários. O resumo da consulta de 3 de Fevereiro, a versão integral do debate e as fotos da consulta encontram-se disponíveis no site do Banco Mundial em www.worldbank.org.

Texto: Cláudia Gomes /// Fotografia: Arquivo WOSM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE presente no International Commissioner Forum em Malta

Entre os dias 5 e 8 de dezembro, em Malta, tivemos a oportunidade de discutir temas como a inclusão, Safe from Harm, retenção de voluntários, liderança nas equipas internacionais, o papel do Secretário Internacional, entre muitos outros.

CNE participa no The Academy 2024 em Cracóvia

Dois Dirigentes do CNE marcaram presença na edição deste ano do The Academy, um evento europeu de formação para escuteiros e guias, que se realizou entre 22 e 27 de novembro em Cracóvia, na Polónia.