No dia 3 de Fevereiro, escuteiros de todo o mundo participaram no diálogo global do Banco Mundial, a primeira fase de desenvolvimento da Estratégia Ambiental para 2010.

O Banco Mundial acredita que a sua Estratégia Ambiental levará a uma abordagem eficiente da sustentabilidade ambiental que por sua vez se traduzirá no desenvolvimento sustentável dos países emergentes e em vias de desenvolvimento.

Sendo parte da consulta aos stakeholders do Banco Mundial, e a fim de preparar a definição da estratégia, a WOSM foi convidada para ajudar a preparar consulta aos jovens a partir dos escritórios de representação do Banco Mundial em Bruxelas. Os debates tiveram lugar em 7 cidades (Adis Ababa, Bruxelas, Cairo, Chisinau, Georgetown, Nairobi, Washington) por videoconferência e houve escuteiros presentes em todas as cidades, excepto Washington. Os participantes incluíam, entre outros, as Guias, membros de grupos escolares, departamentos governamentais para a juventude, o Fórum Europeu da Juventude, o British Council, ONGs locais dedicadas aos jovens e estudantes universitários.

Jaakko Weuro, escuteiro da Finlândia, moderou os debates, aumentando assim a visibilidade do Escutismo. Os debates foram animados e centraram-se em várias questões como a visibilidade dos assuntos ambientais e a importância de melhores sistemas educativos, a necessidade de trabalhar mais na base das organizações assim como vários outras questões específicas de cada país.
Os representantes do Escutismo sublinharam o seu impacto relembrando que um movimento de jovens global como a WOSM são organizações que funcionam de baixo para cima, e como tal, para chegar ao nível da base o principal objectivo de organizações internacionais como o Banco Mundial – é preciso ter em conta as realidades e possibilidades das comunidades, incluindo o processo de financiamento e os resultados esperados.

Esta consulta inicial vai continuar online e as várias partes interessadas vão poder continuar a enviar os seus comentários. O resumo da consulta de 3 de Fevereiro, a versão integral do debate e as fotos da consulta encontram-se disponíveis no site do Banco Mundial em www.worldbank.org.

Texto: Cláudia Gomes /// Fotografia: Arquivo WOSM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.