Caminheiros de todo o país, Representantes das várias Regiões do CNE, viveram o 2º Encontro do 8º Ciclo do Cenáculo Nacional, na Região de PCB.

Foi nos dias 26, 27 e 28 de Fevereiro que, em Abrantes, na Região de Portalegre e Castelo Branco, decorreu o 2º Encontro do 8º Ciclo do Cenáculo Nacional. Na abertura do Encontro, 49 Representantes de várias Regiões e Núcleos de todo o país atravessaram o armário e entraram em Nárnia, um mundo imaginário onde se viveu a vontade de “Ser Visionário”.

Este Encontro deu seguimento à temática fundamental do 8º Ciclo – os 8 Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM). O desafio há muito que havia sido assumido como compromisso de todos no 1º Encontro, traduzido na Carta de Cenáculo. Neste 2º Encontro compreendemos melhor os ODM e enquadramo-los na nossa condição de Escuteiros e de jovens Católicos. Para tal, contamos com a ajuda do João Sousa, dirigente do CNE, que nos levou a pensar sobre de que forma cada um de nós como indivíduo e como Escuteiro do CNE pode contribuir para alcançarmos os ODM. Contamos ainda com o apoio da Margarida Alvim, da Fundação Evangelização e Culturas que nos apresentou o compromisso que nós, enquanto Católicos, devemos ter para com estes Objectivos Globais.
Pudemos ainda contar com a presença do Bruno Neto, do Projecto “Pobreza Zero”, que nos deu a conhecer este projecto e nos levou a perceber melhor o 1º ODM – Erradicar a fome e a pobreza extrema. Contámos ainda com a presença de Madalena Martins, da Quercus, que nos deu a conhecer melhor o 7º ODM (Garantir a Sustentabilidade Ambiental), apresentado acções concretas já realizadas ou em decurso, e com a presença da Enfermeira Paula Alexandra, da Unidade de Obstetrícia do Hospital de Abrantes, que abordou o 3º ODM (Igualdade de Géneros).

Depois destas formações e dinâmicas para “esmiuçar” os ODM, os Representantes, em grupos de trabalho, aceitaram o desafio e lançaram-se na elaboração de projectos ou acções concretas e realizáveis no âmbito dos ODM. Surgiram ideias muito interessantes que continuarão a ser desenvolvidas até poderem ser aplicáveis.

Este 2º Encontro representa uma fase crucial do Ciclo, quando os Representantes, divididos em grupos de trabalho, estão em pleno desenvolvimento dos seus projectos e quando entramos na fase dos Cenáculos Regionais de Núcleo, pois são estes que dão mais significado à dinâmica Cenáculo, permitindo chegar a todos os Caminheiros e Companheiros do país. Os Representantes partiram deste Encontro com o desafio de levar o Cenáculo a todos os Caminheiros e Companheiros e de voltar no Encontro Aberto para terminar o que foi começado no 1º Encontro.

Texto e Fotografia: Equipa Projecto 8º Ciclo do Cenáculo Nacional

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Os vencedores do Tecoree 2025 são…

Os dias passaram, as equipas superaram todos os desafios que apareceram ao longo do caminho, as emoções foram muitas até ao último minuto.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade