O Campo Escutista de Tavira localizado na Mata Nacional da Conceição de Tavira acolheu nos dias 10, 11 e 12 de novembro de 2023 a terceira edição da ServYcet, uma atividade de serviço para todos os caminheiros e companheiros da Região do Algarve e dirigentes. Os escuteiros viveram o imaginário de uma viagem marítima, onde o grupo foi dividido por objetos ligados aos descobrimentos, todos eles sendo desafiados a serem marinheiros que tinham atracado no Campo Escutista de Tavira com a missão de construir um espaço novo e de conviver com os habitantes locais para poderem regressar às suas casas com mais conhecimentos.
Com a participação de caminheiros e dirigentes dos agrupamentos 100 – Tavira, 598 – Armação de Pêra, 714 – Albufeira, 1052 – Quarteira, 1174 – Boliqueime, 1200 – Quelfes, 1201 – Conceição de Faro, 1255 – Moncarapacho, 1339 – S. B. Messines, 1ª Companhia de Guias de Tavira, 1ª Companhia de Guias de Faro e 1ª Companhia de Guias de Portimão, num total de 40 participantes, foram desenvolvidas dinâmicas realizadas nas tripulações atribuídas na atividade.
Cada tripulação foi desafiada a viver o imaginário da atividade, com diversos jogos e desafios para fomentar o espírito de tribo. Durante o dia de sábado, as várias tripulações foram divididas em serviços ao Campo Escutista de Tavira, nomeadamente a construção de um novo alpendre de arrumos, melhorias na capela de campo, várias manutenções ao campo, aumento das infraestruturas de águas e eletricidade do campo, tornando assim o CET um campo escutista mais acolhedor, seguro e atrativo para todos os escuteiros
O Domingo ficou marcado por um momento intergeracional, onde foi lançado o desafio à Associação Lado a Lado da cidade de Tavira a trazer os seus utentes, séniores de várias idades, a passar uma manhã no Campo Escutista de Tavira com os nossos escuteiros. Foram criadas 6 áreas temáticas onde os nossos escuteiros puderam aprender com os séniores artes como empreita, costura, crochê, doces de figo, efeitos de natal, etc. O dia acabou com um almoço convívio entre os escuteiros e os utentes da associação, numa verdadeira partilha de gerações e vivências inesquecíveis.
A terceira edição desta atividade revelou mais uma vez ser uma mais valia para a construção do Campo Escutista de Tavira, o único Campo Escutista do Corpo Nacional de Escutas no Algarve, inserido no Perímetro Florestal da Mata Nacional da Conceição de Tavira, com capacidade de albergar atividades escutista até 1100 participantes.