ServYcet 2023 – Em busca de um mundo novo!

Entre os dias 10 e 12 de novembro, a 3ª edição da ServYcet juntou caminheiros e dirigentes da região do Algarve no Campo Escutista de Tavira.

O Campo Escutista de Tavira localizado na Mata Nacional da Conceição de Tavira acolheu nos dias 10, 11 e 12 de novembro de 2023 a terceira edição da ServYcet, uma atividade de serviço para todos os caminheiros e companheiros da Região do Algarve e dirigentes. Os escuteiros viveram o imaginário de uma viagem marítima, onde o grupo foi dividido por objetos ligados aos descobrimentos, todos eles sendo desafiados a serem marinheiros que tinham atracado no Campo Escutista de Tavira com a missão de construir um espaço novo e de conviver com os habitantes locais para poderem regressar às suas casas com mais conhecimentos.

Com a participação de caminheiros e dirigentes dos agrupamentos 100 – Tavira, 598 – Armação de Pêra, 714 – Albufeira,  1052 – Quarteira, 1174 – Boliqueime, 1200 – Quelfes, 1201 – Conceição de Faro, 1255 – Moncarapacho, 1339 – S. B. Messines, 1ª Companhia de Guias de Tavira, 1ª Companhia de Guias de Faro e 1ª Companhia de Guias de Portimão, num total de 40 participantes, foram desenvolvidas dinâmicas realizadas nas tripulações atribuídas na atividade.

Cada tripulação foi desafiada a viver o imaginário da atividade, com diversos jogos e desafios para fomentar o espírito de tribo. Durante o dia de sábado, as várias tripulações foram divididas em serviços ao Campo Escutista de Tavira, nomeadamente a construção de um novo alpendre de arrumos, melhorias na capela de campo, várias manutenções ao campo, aumento das infraestruturas de águas e eletricidade do campo, tornando assim o CET um campo escutista mais acolhedor, seguro e atrativo para todos os escuteiros 

O Domingo ficou marcado por um momento intergeracional, onde foi lançado o desafio à Associação Lado a Lado da cidade de Tavira a trazer os seus utentes, séniores de várias idades, a passar uma manhã no Campo Escutista de Tavira com os nossos escuteiros. Foram criadas 6 áreas temáticas onde os nossos escuteiros puderam aprender com os séniores artes como empreita, costura, crochê, doces de figo, efeitos de natal, etc. O dia acabou com um almoço convívio entre os escuteiros e os utentes da associação, numa verdadeira partilha de gerações e vivências inesquecíveis. 

A terceira edição desta atividade revelou mais uma vez ser uma mais valia para a construção do Campo Escutista de Tavira, o único Campo Escutista do Corpo Nacional de Escutas no Algarve, inserido no Perímetro Florestal da Mata Nacional da Conceição de Tavira, com capacidade de albergar atividades escutista até 1100 participantes. 

Texto e Fotos: Luis Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

A primeira Digital Work Party no KISC

O Centro Escutista de Kandersteg organizou pela primeira vez uma “Digital Work Party”, entre 6 e 14 de abril, para escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação, e contou com uma delegação portuguesa.

ler mais »