
Grupo de Lisboa reúne em Genebra para o Encontro Anual
O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.
Paris recebeu de 1 a 3 de dezembro o 4º Congresso Mundial de Educação Escutista. Estiveram presentes mais de 400 participantes e o CNE marcou presença neste evento global.
Realizou -se nos passados dias 1, 2 e 3 de dezembro, o 4º Congresso Mundial de Educação no Escutismo, que juntou, em Paris, mais de 400 escuteiros (dos 17 aos 83 anos!), parceiros e académicos vindos de todo o mundo, para moldarem o futuro da educação no Escutismo e promoverem a educação não formal, como um veículo poderoso para o desenvolvimento de crianças e jovens.
De Portugal, através da Federação Escutista Portuguesa (que agrega o CNE e a AEP) estiveram presentes 10 elementos CNE (e 2 da AEP) – entre elementos da Junta Central, representantes de algumas das respectivas equipas e três elementos ligados à organização do Rover Moot 2025, que se realizará no nosso país.
Estiveram ainda presentes, com intervenção em momentos específicos do Congresso, o Ministro da Educação, João Costa (antigo Chefe Regional de Setúbal), o ex-chairman da WOSM, João Armando Gonçalves, e o nosso anterior Assistente Nacional, Padre Luis Marinho (como representante da Conferência Internacional Católica do Escutismo).
Os três dias foram muito preenchidos, cada um começando e acabando com plenários, que contaram com intervenções de oradores muito diversos – como Nathan Spees – Coordenador de Educação e Envolvimento Global do WWF ou Christopher Castle Diretor da Divisão para a Paz e o Desenvolvimento Sustentável da UNESCO – e ‘mesas redondas’ nas quais escuteiros de todo o mundo partilharam um pouco do trabalho realizado sobre as diversas boas práticas, na área da Educação, no seu nível local e/ou ao nível das estruturas regionais e mundiais que integram.
Durante o congresso’, os participantes dividiam-se entre ‘breakout sessions’ de hora e meia cada uma, dedicadas a temas específicos – do diálogo para a paz ao impacto do Escutismo, passando pela nova plataforma eletrónica de ‘badges’ (insígnias), Scout Pass, entre muitos outros – que potenciavam uma maior imersão nos temas e a partilha de experiências e aprendizagens.
O Escutismo pretende ser o principal movimento educacional juvenil do mundo, permitindo que 100 milhões de jovens sejam cidadãos ativos, criando mudanças positivas nas suas comunidades e no mundo com base em valores partilhados e é através de eventos como estes que podemos aprender o que de melhor se faz pelo mundo fora e onde também nós podemos partilhar o que de bom fazemos cá dentro.
Texto: Comitiva CNE.
Fotografias: WSBureau Jean Pouteau.

O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.