4º Congresso Mundial de Educação no Escutismo

Paris recebeu de 1 a 3 de dezembro o 4º Congresso Mundial de Educação Escutista. Estiveram presentes mais de 400 participantes e o CNE marcou presença neste evento global.

 

Realizou -se nos passados dias 1, 2 e 3 de dezembro, o 4º Congresso Mundial de Educação no Escutismo, que juntou, em Paris, mais de 400 escuteiros (dos 17 aos 83 anos!), parceiros e académicos vindos de todo o mundo, para moldarem o futuro da educação no Escutismo e promoverem a educação não formal, como um veículo poderoso para o desenvolvimento de crianças e jovens.

De Portugal, através da Federação Escutista Portuguesa (que agrega o CNE e a AEP) estiveram presentes 10 elementos CNE (e 2 da AEP) – entre elementos da Junta Central, representantes de algumas das respectivas equipas e três elementos ligados à organização do Rover Moot 2025, que se realizará no nosso país.

Estiveram ainda presentes, com intervenção em momentos específicos do Congresso, o Ministro da Educação, João Costa (antigo Chefe Regional de Setúbal), o ex-chairman da WOSM, João Armando Gonçalves, e o nosso anterior Assistente Nacional, Padre Luis Marinho (como representante da Conferência Internacional Católica do Escutismo).

Os três dias foram muito preenchidos, cada um começando e acabando com plenários, que contaram com intervenções de oradores muito diversos – como Nathan Spees – Coordenador de Educação e Envolvimento Global do WWF ou Christopher Castle Diretor da Divisão para a Paz e o Desenvolvimento Sustentável da UNESCO – e ‘mesas redondas’ nas quais escuteiros de todo o mundo partilharam um pouco do trabalho realizado sobre as diversas boas práticas, na área da Educação, no seu nível local e/ou ao nível das estruturas regionais e mundiais que integram.

Durante o congresso’, os participantes dividiam-se entre ‘breakout sessions’ de hora e meia cada uma, dedicadas a temas específicos – do diálogo para a paz ao impacto do Escutismo, passando pela nova plataforma eletrónica de  ‘badges’ (insígnias), Scout Pass, entre muitos outros – que potenciavam uma maior imersão nos temas e a partilha de experiências e aprendizagens.

O Escutismo pretende ser o principal movimento educacional juvenil do mundo, permitindo que 100 milhões de jovens sejam cidadãos ativos, criando mudanças positivas nas suas comunidades e no mundo com base em valores partilhados e é através de eventos como estes que podemos aprender o que de melhor se faz pelo mundo fora e onde também nós podemos partilhar o que de bom fazemos cá dentro.

Texto: Comitiva CNE.

Fotografias: WSBureau Jean Pouteau.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

A primeira Digital Work Party no KISC

O Centro Escutista de Kandersteg organizou pela primeira vez uma “Digital Work Party”, entre 6 e 14 de abril, para escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação, e contou com uma delegação portuguesa.

ler mais »