
Contingente português ao Moot 2025 realiza encontro na Batalha
O Contingente de Portugal da Federação Escutista de Portugal (FEP) ao Moot 2025 juntou-se de 25 a 27 de abril na Quinta do Escuteiro, na Batalha.
Decorreu no fim de semana de 19 a 21 de abril, em Gdansk, Polónia, o encontro da equipa de Planeamento, Gestão e de Voluntários do Jamboree da Polónia de 2027.
Estão, para já, presentes dois elementos do CNE nas equipas de preparação do Jamboree 2027: Catarina Marques (Cat) na equipa de Comunicação e Design e João Silva (Ovelha) na equipa da Floresta. A Cat é Candidata a Dirigente no Agrupamento 549 Ovar, Região do Porto. É designer e foi a responsável pelo design e merchandising do CNE na JMJ, entre outras atividades que já apoiou. Tem 28 anos. O Ovelha, da Região de Santarém, é coordenador nacional do Explorer Belt e staff do World Scout Moot 2025.
O encontro com os atuais cerca de 100 voluntários de todo o mundo decorreu no Wyspa Sobieszewska e permitiu conhecer o campo onde vai decorrer o Jamboree. Também foram realizados diversos workshops, plenários com discussões estratégicas e atividades práticas. Porque o escutismo são as bases, um grupo de escuteiros de Gdansk reuniu com a equipa para partilhar o seu modelo de atividades, que foi um momento enriquecedor no conhecimento do escutismo polaco.
Este encontro serviu para a atualização do projeto “Safe from Harm” (o Movimento Escutismo Seguro Internacional), estabelecer a cultura e propósitos do Jamboree, a construção de perfis de participantes e atividades a disponibilizar no Jamboree e a prevenção de riscos. E, como sempre acontece em encontros internacionais, foi também uma oportunidade de escuteiros de várias origens e idades discutirem o escutismo e enriquecerem-se com ideias e propostas sobre as diversas áreas de trabalho e serviços.
A presença de portugueses nesta equipa de preparação do Jamboree é prova de que o CNE tem nas suas fileiras escuteiros competentes que são motivados à participação e enriquecimento do escutismo a nível mundial. A próxima reunião vai acontecer no próximo mês de outubro, em Gdansk, e é possível que venha a integrar mais portugueses, já que a organização informou que há mais candidaturas para as equipas técnicas do Jamboree.
O Jamboree da Polónia de 2027 prevê receber 50 mil escuteiros, de cerca de 150 países. O contingente português nas edições anteriores rondou os 750 participantes.
Texto: Catarina Marques.
Fotos: Catarina Marques, Ziemowit Turowski, Miłosz Pawlak.
O Contingente de Portugal da Federação Escutista de Portugal (FEP) ao Moot 2025 juntou-se de 25 a 27 de abril na Quinta do Escuteiro, na Batalha.
Já saiu fumo branco da chaminé da Capela Sistina! O Cardeal Robert Prevost, Papa Leão XIV foi eleito hoje, 8 de maio, no segundo dia do conclave.
Está prestes a começar o Conclave que elegerá o sucessor do Papa Francisco, com a participação de quatro cardeais portugueses com direito a voto. Os trabalhos iniciam-se hoje, 7 de maio, no Vaticano.
O prazo para candidaturas à 12.ª edição da Portuguese Work Party (PWP) termina já na próxima quarta-feira, dia 7 de maio. A atividade irá decorrer em outubro, em Kandersteg.
© 2022 escutismo.pt Desenvolvido por Brand by Difference